Categorias

Oito casos de dengue foram confirmados nesta semana em Rio Claro

Acabar com os criadouros do mosquito transmissor é fundamental para evitar a doença

Rio Claro tem 159 casos confirmados de dengue em 2021. A informação foi divulgada na sexta-feira (11) pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram oito novos casos de dengue nesta semana, além de um caso de chikungunya, totalizando cinco neste ano. As duas doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti, que também é vetor de zika vírus e febre amarela, estas não tiveram casos neste ano no município. 

A principal medida para evitar essas doenças é acabar com os possíveis criadouros, já que sem o mosquito não há transmissão. Para isso, a prefeitura realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. A Secretaria de Saúde alerta que também é fundamental o envolvimento da comunidade no combate ao mosquito. É necessário que cada um faça a sua parte e elimine de suas residências os possíveis criadouros do mosquito. 

Publicidade

O descarte irregular de materiais é um dos fatores que propiciam a proliferação do mosquito. Para colaborar na eliminação de criadouros os rio-clarenses contam com coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, seis ecopontos, coleta seletiva de lixo e serviço mensal de cata bagulho.


Comentários: