Categorias

Serviço Social e as possíveis aplicações do Assistente Social na sociedade

Nos dias de hoje, a realidade é que existem inúmeros jovens (crianças e adolescentes) que vivem em condições precárias, de modo que vários pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente não se apliquem a estes meninos e meninas marginalizados.

Logo, a atuação de profissionais que averiguam as condições sociais nas quais estes jovens estão inseridos é indispensável atualmente. Sobretudo no Brasil, onde existem altos índices de abandono infantil. 

Pensando nisso, é evidente a importância do assistente social dentro da sociedade brasileira.

Publicidade

Logo, no artigo de hoje iremos discutir um pouco sobre o papel que este profissional exerce, buscando nortear pesquisas e trazer possíveis exemplos de TCC sobre adoção em serviço social.

Curso superior em Serviço Social e sua estrutura

Como dito acima, as áreas de atuação do assistente social são amplas e permitem que este profissional esteja presente em inúmeros ambientes de trabalho.

Por exemplo, se os métodos lúdicos de aprendizagem utilizados dentro de uma escola não são capazes de estimular o desenvolvimento de uma criança devido a fatores externos, o professor não só pode, como deve recorrer ao assistente social para identificar estes fatores.

Contudo, até o momento da conclusão no curso de Serviço Social existe uma grande jornada.

Portanto, é válido dar uma olhada em disciplinas e em questões estruturais deste curso superior.

De acordo com o portal Educa Mais Brasil a grade curricular do curso de Serviço Social é completamente pautada por pontos relacionados às seguintes áreas:

  1. Assessoria e Serviço Social
  2. Antropologia
  3. Direitos Humanos
  4. Desenvolvimento e condições econômicas e sociais
  5. Família e Sociedade

Portanto, como o próprio nome desta área diz, sua estrutura curricular é bem pautada em questões que estudam relações e fenômenos sociais e econômicos, para assim compreender sobre os dilemas vividos por populações desfavorecidas.

Ainda segundo o Educa Mais Brasil, o curso superior em serviço social possui duração de quatro anos e, como dissemos também, forma profissionais especializados para atuar em questões sociais.

O papel, então, dos assistentes sociais é o de atuar nas dificuldades de comunidades desfavorecidas socialmente, através de medidas que promovam a cidadania.

Ainda, para obter o certificado de graduado no curso de Serviço Social é necessária a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, de um TCC.

Projetos de conclusão de curso em Serviço Social

Para realizar um projeto na área, existem inúmeros exemplos de atuações que podem servir como exemplo. De acordo com o site Regras para TCC, alguns exemplos que podemos citar são:

  • O Sistema Único de Saúde no estado de São Paulo
  • O efeito da pandemia em comunidades desfavorecidas
  • Processo de adoção durante a pandemia
  • Desemprego da população durante a pandemia
  • Conflitos domésticos durante o isolamento
  • Participação social de PCD’s

E inúmeros outros projetos que tocam diversas áreas de atuação do graduando em serviço social. Mas, quais são exatamente os campos onde este profissional pode atuar?

Campos de atuação do assistente social

A realidade prática do mercado de trabalho para um assistente social é ampla, podendo apresentar uma gama de espaços e atuações para este profissional.

Segundo a página de serviço social da UFES, a Universidade Federal do Espírito Santo, as principais áreas de atuação para o assistente social são:

  • Assistência Social
  • Saúde
  • Educação
  • Habitação
  • Relações de trabalho

Também é essencial notar que estas áreas de atuação estão presentes nos mais variados espaços da sociedade.

Como vimos anteriormente, o assistente social pode ser indispensável em espaços como a Escola, mas também, este profissional pode atuar em empresas, de maneira doméstica, em organizações não governamentais, em órgãos públicos, em universidades e até em movimentos sociais.

Em cenários mais inusitados, este profissional também se mostra indispensável. Por exemplo, a atuação do assistente social passa quase despercebida na questão de direitos de atletas infantis

Contudo, a análise de direitos de jovens atletas é indispensável para assegurar seu futuro dentro do esporte, a fim de que ele não seja explorado por organizações desportivas, como é extremamente comum no nosso país.

Conclusão

O assistente social é o profissional responsável por manter a estabilidade em situações que são, por muitas vezes, desfavoráveis a certos grupos sociais. 

Portanto, este profissional é essencial para a manutenção da saúde de uma população, em questão de auxílio e aporte psicológico, visto que atualmente existem grupos extremamente desfavorecidos em nossa sociedade, sobretudo em um contexto de pandemia.


Comentários: