Categorias

Mulher é presa por racismo em Rio Claro; ela chegou a morder a coxa da vítima

Nesta manhã de sexta-feira (18), por volta das 8h40, a equipe da Polícia Civil prendeu uma mulher de 53 anos, pelos crimes de preconceito racial, perseguição e lesão corporal, que ela praticava contra sua vizinha, no bairro Jardim Conduta, em Rio Claro (SP).

Saiba mais: Decisão judicial libera provisoriamente mulher presa por racismo em Rio Claro

Conforme as informações do Boletim de Ocorrência, a vítima de 48 anos, compareceu na manhã de hoje no Plantão Policial e relatou que sua vizinha por volta das 4 horas da manhã, começou a gritar da casa dela, dizendo que ela teria quebrado algumas telhas e proferiu xingamentos de cunho racistas, como: macaca, gorila, saci e beiçuda. Pelo fato da vítima ser uma mulher negra.

Publicidade

Segundo a vítima, como muitas vezes sua vizinha já teria agredido ela, inclusive com pedaços de pau. A mulher disse que todos esses xingamentos e agressões se dão por conta da sua cor.

As ofensas e ameaças continuaram das 4 horas até as 7h30 da manhã, momento em que vítima saiu de sua residência para trabalhar. Nesse instante a vizinha percebeu que ela saía de casa e veio de encontro, proferindo os mesmos xingamentos e a agredindo. A agressora chegou até mesmo a morder a coxa direita da vítima e rasgou sua roupa. A vítima tentou se defender e, nesse momento, seu marido chegou do trabalho e conseguiu tirar a vizinha agressora de cima da vítima.

A vítima disse também que compareceu na delegacia outras vezes para registrar ocorrências parecidas. Disse, ainda, que as ofensas se estendem ao seu filho (que também é negro), mas não ao seu marido que é branco, demonstrando o nítido viés racista de sua vizinha. Que todos os dias sofre racismo por parte de sua vizinha, que ela a persegue em vários lugares e que por várias vezes já encontrou cascas de banana jogadas no seu quintal.

Com base nessas informações, a autoridade policial e investigador de polícia, foram até a residência da vizinha, mas quando chegaram, ninguém estava na casa. Ao retornarem para a delegacia, a vizinha se encontrava nas dependências do Plantão Policial.

A autoridade policial ao se aproximar da vizinha agressora, ouviu as seguintes palavras: “eles estavam em
cima da minha casa, esses macacos…”, esfregando a mão no antebraço em evidente gesto racista. Antes de terminar a frase a Autoridade Policial deu voz de prisão em flagrante pelos crimes de praticar discriminação ou preconceito de raça, perseguição e lesão corporal, recolhendo a indiciada a carceragem local. A indiciada vem, há tempos, discriminando a vítima e seu filho pelo único fato de serem negros.


Comentários: