Categorias

Daae ressalta a necessidade e importância da construção de nova ETA 1

Autarquia tem feito estudos específicos para definir o local ideal em termos técnicos e financeiros para viabilizar a obra que trará inúmeros benefícios para o abastecimento de água de toda a cidade

Construída em 1949, a Estação de Tratamento de Água (ETA 1) de Río Claro está comprometida. Responsável pelo abastecimento de água das regiões sul, leste e central, representando 40% da cidade, a ETA 1 está localizada anexa à sede da autarquia, no bairro Cidade Nova e com 72 anos de uso contínuo sem as devidas manutenções nesse período, se encontra deficitária e com sérios problemas estruturais.

“A necessidade de desativação dessa importante estrutura é evidente e não está diretamente relacionada à sua idade, mas sim pela falta de manutenção ao longo dos anos. É técnica e financeiramente inviável a realização de reparos. Além de todos os problemas encontrados, há ainda a necessidade de construção de uma estação de tratamento de lodo, onde o atual local não comporta tal ampliação”, explica o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

Publicidade

Com o objetivo de modernizar e melhorar a captação, tratamento e fornecimento de água para todas as regiões abastecidas pela ETA 1, a atual gestão começou a elaborar estudos para a construção de uma nova ETA 1.

Um estudo preliminar, feito no final da gestão anterior, apontou a região da Vila Bela como a ideal para a construção da nova ETA 1, porém, moradores já manifestaram desaprovação com a realização de abaixo-assinado, contrários a essa construção.

Sensibilizado com a situação, o prefeito Gustavo Perissinotto solicitou ao Daae para que buscasse áreas alternativas para a construção da nova ETA 1.

“Era importante que o Daae procurasse por mais áreas tecnicamente viáveis para a construção de uma nova ETA, pois para iniciar o projeto executivo, há a necessidade da definição do local e a nova ETA será de extrema importância, com benefícios para toda a cidade”, comenta o prefeito.

Nessa busca, estudos técnicos do Plano Diretor de Águas apontaram que o local ideal é no bairro Vila Bela, porém, em outra área, mais próxima da captação de água do Ribeirão Claro, pois além da localização, será possível aproveitar tanto a rede de captação de água como a adutora de captação de água bruta já existentes, sem precisar fazer alteração no sistema da rede de abastecimento, minimizando os custos de implantação de todo o sistema.

“Os estudos na busca pela nova área indicam um local excelente, muito melhor que a área destinada anteriormente, onde esta atende todas as premissas econômicas e técnicas consideradas no Plano Diretor de Águas. Agora seguimos em busca de viabilizar a área para a construção da nova ETA 1, uma obra importantíssima para a vida de toda a população de Rio Claro. Sua construção irá trazer apenas benefícios, além de valorizar a região. O Daae está sempre de portas abertas para dialogar com a população e neste caso não é diferente”, ressalta o superintendente da autarquia.

O Daae ressalta que a grande maioria das estações de tratamento de água (ETAs) são construídas e instaladas nos centros urbanos, ou seja, localizadas em bairros residenciais, com casas ao redor, como é o caso da atual ETA 1, e que suas atividades não geram nenhum transtorno, sem emissão de ruídos ou odores.


Comentários: