Categorias

Encanador de 45 anos é socorrido com ferimentos após tentar desentupir cano com soda cáustica

Um encanador de 45 anos, ficou ferido após uma explosão com alumínio em pó com soda cáustica durante uma tentativa de desentupir um cano, o caso ocorreu na cidade de Monte Alto. A vítima foi socorrida com ferimentos para Hospital das Clínicas Unidade de Emergência (HC-UE) de Ribeirão Preto (SP). 

Conforme as informações, funcionários do HC-UE acionaram os policiais civis após dar entrada naquele local a vítima de 45 anos, com ferimentos nos braços, pescoço e rosto após uma explosão química entre alumínio em pó com soda cáustica “que seria usado para desentupir um cano”. 

Após o fato, o homem foi socorrido para uma unidade hospitalar da cidade de Monte Alto – sendo transferida para o HC-UE, onde passou por atendimento médico e foi liberado. O caso segue em investigação. 

Publicidade

Quais são os cuidados ao usar soda cáustica?

Se fosse possível resumir os cuidados com soda cáustica em uma só palavra bastaria dizer: proteção.

Assim, ao usar soda cáustica para limpar a caixa de gordura na fabricação de sabão caseiro, o primeiro passo é evitar que o produto entre em contato com a pele e os olhos.

Para isso você deve usar luvas grossas e óculos de proteção e botas de plástico (ou calçados fechados). 

Já as roupas usadas durante o manuseio da soda devem ser compridas, para evitar ao máximo o contato do produto com a pele. Ao diluir a soda cáustica, você não deve jogar água em cima do produto, pois isso gera uma reação explosiva. O correto é adicionar as escamas ou pedaços gradualmente no recipiente com água.

Fonte: Beto Ribeiro Repórter


Comentários: