Categorias

Rio Claro fará 400 testes no Butantan para mapear Covid

Parceria com instituto foi confirmada pela secretária de Saúde, Giulia Puttomatti

O município de Rio Claro realizará até o final deste mês um total de 400 testes PCR, de Covid, para um amplo levantamento da circulação da variante Delta.

“Os resultados deverão ser divulgados até meados de outubro e serão importantes para levantamento preciso sobre a circulação de variantes do coronavírus no município”, informa a secretária municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, que nesta quarta-feira (14) se reuniu com sua equipe técnica e Durval de Moraes Junior, responsável pela implantação do laboratório móvel do Instituto Butantan.

Publicidade

Pela parceria, o instituto fará os testes em unidade móvel que ficará no município de Piracicaba para atender também outros municípios do departamento regional de saúde. Não haverá custos para a prefeitura.

Os 400 testes serão feitos por pacientes sintomáticos a partir de recomendação médica. “Ou seja, não basta procurar a rede de saúde se manifestando interessado em fazer o teste”, explica Giulia.

De acordo com o Instituto Butantan o projeto Lab Móvel é um laboratório itinerante para o diagnóstico e sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, que tem como objetivo acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 e aprimorar o monitoramento das variantes do vírus no estado de São Paulo.

“Com o Lab Móvel nós temos os instrumentos para identificar rapidamente a variante, sua importância epidemiológica na região e tomar as medidas que forem necessárias”, assinalou o presidente do Butantan, Dimas Covas.


Comentários: