Categorias

Trajetória vitoriosa de lutador de artes marciais é retrata em homenagem na Câmara

A Câmara Municipal entregou título de Cidadão Rio-Clarense a Leandro José de Souza. Natural de São José do Rio Preto, mudou-se para Pontal em Minas Gerais onde residiu por seis anos antes de chegar a Rio Claro. A solenidade, realizada na noite de segunda-feira, 20/9, foi presidida pelo autor da homenagem, vereador Adriano La Torre (Progressistas). 

O prefeito municipal Gustavo Perissinotto foi representado pelo seu assessor Elias Custódio. A Mesa Principal contou também com o vereador Serginho Carnevale (DEM) e o secretário municipal de Esportes, Yves Carbinatti. Familiares e amigos acompanharam no Plenário.

Atleta de Mixed Martial Arts, ou MMA como ficou conhecida aqui no Brasil, o homenageado é casado com Jéssica Corrêa de Souza e pai de Yasmin Souza. Em sua trajetória, teve a possibilidade de integrar equipe de treinamento de campeões mundiais de combate, entre eles Anderson Silva lenda do MMA. Atualmente, o homenageado é atleta do UFL do Reino Unido e está aguardando o fim da Pandemia para que possa realizar novas lutas na Europa.

Publicidade

“Aqui, nesta solenidade, temos um exemplo de pessoa que não se curva diante das dificuldades. O Leandro, assim como milhares de outros atletas espalhados pelo Brasil, nunca abandonou seu sonho por falta de patrocínio. É uma pessoa que sabe onde está e aonde quer chegar. Leva o nome da cidade para regiões longínquas através do esporte”, comentou Adriano La Torre ao justificar a entrega do título de Cidadania. “Para mim é motivo de orgulho estar à frente dessa homenagem”, completou o vereador ao retratar Leandro como amigo e pai de família exemplar.

Em sua fala, o homenageado agradeceu o apoio permanente dos familiares que sempre se colocam ao seu lado na árdua caminhada que visa a realização de um sonho: integrar o quadro de MMA. “Agradeço Adriano La Torre pela iniciativa e os demais vereadores pela aprovação do decreto que possibilitou a realização desta homenagem”, disse Leandro.

Serginho Carnevale lembrou a importância do esporte nesta fase em que as pessoas começam a retomar as suas atividades suspensas anteriormente pela Pandemia. “Esporte significa vida. Estamos aqui diante de uma justa homenagem”, disse o parlamentar.

Elias Custódio avaliou ser uma honra poder representar o Executivo na solenidade onde o homenageado é um amigo, um batalhador. “Nunca desista dos seus sonhos. Você já venceu na vida e vai conquistar muitas outras glórias”, pontuou Custódio.

Para o secretário Yves Carbinatti, a biografia de Leandro de Souza fala por si só. “É com muita alegria que anuncio aqui que em novembro teremos um evento de MMA em Rio Claro onde o nosso homenageado poderá lutar diante de seus familiares, amigos e admiradores”, completou.

Histórico

Nasceu no dia 5 de dezembro de 1986. Filho do casal de agricultores Manoel José de Souza e da Antônia Gomes da Costa Souza, de São José do Rio Preto. Até os seis anos, o homenageado morou em São Sebastião do Pontal (MG). Mudou-se para Rio Claro onde começou a treinar Boxe Chinês e Kung Fu. O homenageado é casado com Jéssica Corrêa de Souza e pai de Yasmin Souza. 

Em 2011, após ser aprovado em testes, passou a integrar a equipe de MMA do Sport Clube Corinthians e teve a oportunidade de treinar e aprender com os maiores lutadores do mundo. Entre eles Júnior Cigano, Rodrigo Minotauro e Anderson Silva.

Com o fim do contrato em 2013 e a falta de patrocínio, voltou para Rio Claro e passou a se dividir entre os treinos e o trabalho. Abriu uma barbearia onde trabalha atualmente.

Em 2016 assinou contrato para sua primeira luta internacional na cidade de Glasgow na Escócia, porém, infelizmente no dia da luta seu adversário passou mal por conta da perda excessiva de peso e a luta não aconteceu.

Entre os anos de 2017 e 2018, além de conquistar sua graduação para a Faixa Preta realizou diversas lutas no interior de São Paulo nas cidades de Pirassununga, Limeira, Barueri, Indaiatuba e São Pedro. No Paraná lutou em Maringá, Londrina e Bom Sucesso.

Já em Santa Catarina, lutou na cidade de Joinville e consagrou-se campeão na categoria pesos leves. Por este feito, o atleta foi homenageado pela Câmara Municipal de Rio Claro com a Moção de Aplausos de autoria do Vereador Adriano La Torre.

Sua carreira se solidificou no ano de 2018 quando conquistou cinco vitórias seguidas e assinou contrato para lutar o UFL (evento do Reino Unido). Em 2019, finalmente aconteceu sua tão sonhada luta internacional, onde venceu no primeiro round. No mesmo ano na cidade de Edimburgo, capital da Escócia, ministrou aulas e visitou também Madri, Paris, Dubai e Londres. 

É considerado lutador completo por treinar de tudo um pouco, mas na maior parte do seu treino divide-se entre o Jiu-Jitsu e o Boxe.

Atualmente é atleta do UFL do Reino Unido e está aguardando o fim da Pandemia para que possa realizar novas lutas na Europa.

Seu grande sonho é ter contrato assinado com UFC e conquistar um cinturão, podendo assim colocar Rio Claro no mapa do MMA Mundial.


Comentários: