Categorias

Vacinação contra a Covid na terça-feira será exclusiva para segundas doses e reforço em Rio Claro

Atendimento será a partir das 8 horas nos quatro locais. No Centro Cultural a vacinação prossegue até as 16 horas

Segundas doses das vacinas Pfizer, Astrazeneca e Coronavac serão aplicadas nesta terça-feira (21) em Rio Claro. A segunda dose será aplicada em quem recebeu a primeira dose da Pfizer ou da Astrazeneca até 14 de julho e também nas pessoas que foram vacinadas com a Coronavac até 31 de agosto. 

O atendimento será a partir das 8 horas nos quatro postos de vacinação e seguirá até as 16 horas no Centro Cultural; até as 13 horas nos postos da Unimed (Rua 12) e do Santa Filomena (shopping); e até o meio-dia no São Rafael.

Publicidade

Nestes mesmos horários e locais serão aplicadas doses de reforço (terceira dose) em idosos e em pessoas com alto grau de imunossupressão. Para receber a vacina, o idoso deve ter 80 anos ou mais e ter recebido a segunda dose de vacina contra a Covid de qualquer laboratório até 21 de março. Já as pessoas com alto grau de imunossupressão, para serem vacinadas, precisam ter tomado a segunda dose de qualquer laboratório até 24 de agosto. Para essas pessoas é obrigatória a apresentação de declaração médica com CID ou receituário de medicamento modificador da resposta imune. A vacina enviada pelo governo estadual para a dose de reforço é a Coronavac. 

A aplicação da primeira dose estásuspensa e o município aguarda envio de novo lote para retomar este atendimento. 

Todos que forem tomar a vacina devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço em Rio Claro. 

São consideradas imunossupressão de alto grau

– Imunodeficiência primária grave.

– Quimioterapia para câncer.

– Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

– Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.

– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

– Pacientes em hemodiálise.

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).


Comentários: