Categorias

Animais adotados no canil municipal recebem microchip

Antes de irem para seus novos lares, cães, gatos e equinos recebem microchip

A prefeitura de Rio Claro começou a implantar microchips de identificação em todos os cães, gatos e equinos do canil municipal que estão aptos para a adoção.

A ação foi colocada em prática após regulamentação do Código de Defesa e Proteção dos Animais. O microchip contém um código cadastral único que é cadastrado em um banco de dados, com informações como a foto do animal, cor da pelagem, porte, idade, além de dados do tutor e endereço.

Publicidade

“É uma ótima ferramenta que auxilia na localização de animais perdidos. Ao ser recolhido, o animal deve passar por consulta com um veterinário para verificar se há a implantação do microchip de identificação para consulta ao banco de dados municipal, vinculado ao sistema usado no Canil Municipal”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli, ressaltando que o microchip não contém GPS, apenas uma identificação única.

Ainda segundo o secretário, caso for constatado maus tratos no animal, abandono ou qualquer outra situação que identifique que o animal não está sendo bem cuidado, com o microchip é possível aplicar multas ao tutor, de acordo com as determinações do Código de Defesa e Proteção dos Animais.

“O objetivo não é multar, nem retirar o animal de estimação de ninguém, mas sim exercer função educativa e de responsabilidade do tutor com o animal. Criar esse vínculo de cuidado e respeito ao animal, fazendo com que cada dono de animal de estimação seja um tutor, um guardião responsável”, destaca Leandro.

Em caso de dúvidas, o munícipe deve ligar para o Canil Municipal, no telefone 3532-4115. Também é possível receber indicações de clínicas credenciadas que realizam este serviço de implantação de microchip.

“Como este procedimento envolve colocar um pequeno chip, menor que um grão de arroz sob a pele do animal, obrigatoriamente precisa ser realizado por um veterinário. Todo o processo leva apenas alguns segundos e é indolor”, ressalta o secretário.

De acordo com o secretário, clínicas veterinárias da cidade também devem procurar o Canil Municipal para efetuar cadastro para estarem credenciadas a realizarem este procedimento.

Canil Municipal

Cães, gatos e equinos estão à espera de um lar no Canil Municipal de Rio Claro. Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, abre de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 12 horas.


Comentários: