Categorias

Superintendente do DAAE esclarece sobre corte de água para inadimplentes

O superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAAE, Osmar da Silva Junior, participou de reunião no Plenário da Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (30), para esclarecer dúvidas dos vereadores. A reunião foi convocada pelo presidente do Legislativo, José Pereira dos Santos, após pedido do vereador e presidente da Comissão de Administração Pública, Hernani Leonhardt (MDB).

A reunião foi um desmembramento da última sessão ordinária (27), quando os vereadores aprovaram requerimento de autoria da vereadora Carol Gomes (Cidadania), questionando a retomada dos cortes de água de munícipes inadimplentes com a autarquia. Os trabalhados na tarde desta quinta-feira, foram conduzidos pelo presidente da Comissão de Administração Pública e vice-presidente da Câmara, Hernani Leonhardt.

De acordo com Osmar da Silva Junior, o DAAE vem passando, há muito tempo, por dificuldades financeiras. “A autarquia hoje opera com uma receita mínima que foi agravada pela pandemia. O corte de água foi suspenso por decreto municipal e também houve um apelo por parte do prefeito municipal, para que mantivéssemos a suspensão dos cortes”. O superintendente ressaltou ainda apontamentos recebidos pelo Tribunal de Contas. “Estamos sendo constantemente apontados pelo Tribunal de Contas para que melhoremos nosso sistema de cobrança”, finalizou.

Publicidade

O superintendente informou que os cortes serão retomados seguindo um planejamento e, dando chances de negociação aos contribuintes inadimplentes. Afirmou ainda que a autarquia tem uma profissional, assistente social, que dará apoio às famílias que procurarem o DAAE para renegociar as dívidas.

Em relação à lista dos maiores devedores do DAAE, Osmar da Silva comunicou que responderá aos questionamentos dos vereadores por meio dos requerimentos. “Por uma questão de proteção de dados, acho prudente não expor aqui os nomes dos devedores, que, em sua maioria são empresas. Mas, responderemos os requerimentos dos vereadores informando os nomes e valores das dívidas. ”

Questionado sobre estratégias para recebimento desses valores, o superintendente afirmou que as empresas serão notificadas e, caso não realizem o pagamento, terão a suspensão do fornecimento. “Não fazemos distinção para cobranças”, concluiu.

Participaram da reunião os vereadores Serginho Carnevale (DEM), Geraldo Voluntário (MDB), Alessandro Almeida (Podemos), Adriano La Torre (Progressistas), Val Demarchi (DEM) e a vereadora Carol Gomes, os demais vereadores foram representados por seus assessores.


Comentários: