Categorias

Prefeitura de Rio Claro instala nove placas para avisar presença de radar

Objetivo é alertar motoristas para que não sejam multados

No dia 1º de novembro entrará em funcionamento um radar na Avenida M25 entre as ruas M19 e M20, na região do Cervezão. O equipamento foi instalado para reduzir o número de acidentes no local, que está em declive e tem grande movimentação de veículos e pedestres.

“O objetivo não é multar e sim disciplinar o trânsito. Os moradores nos pediram providências para que os veículos transitem naquela via pública em menor velocidade. Inicialmente, pensamos em instalar uma lombada, mas tecnicamente isto não é possível”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Otávio Balbão Júnior.

Publicidade

Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exige a instalação de placas para informar a presença de radar. Pela resolução, deveriam ser três placas, mas a prefeitura instalou nove. “O novo radar tem ação educativa”, observa Vitor Caparatti, do Departamento de Mobilidade Urbana.

No próximo dia 22, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) fará a aferição do radar que entrará em funcionamento em caráter de teste. As multas por excesso de velocidade começarão a ser aplicadas a partir do dia 1º de novembro.


Comentários: