Categorias

Mais de 66% das crianças e adolescentes que procuraram unidade de saúde tinham vacina em atraso

Campanha é realizada para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos

A campanha de multivacinação continua em Rio Claro até a próxima quarta-feira (27). Crianças e adolescentes de até 15 anos devem ser levadas pelo responsável a um posto de saúde para colocar a vacinação em dia. Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta que, em Rio Claro, desde o início da campanha de multivacinação 2.152 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde e 1.431 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal. Entre os que compareceram, 66,49% tinham vacina em atraso.

Na faixa etária de menores de 1 ano, foram levados às unidades de saúde 745 bebês e 573 tinham alguma dose para receber. Entre as crianças de 1 a 4 anos, compareceram 587 ao posto de saúde e 376 precisaram ser vacinadas. De 5 a 14 anos 820 estiveram em uma unidade de saúde e 482 foram vacinados. 

Publicidade

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as do Santa Elisa, Jardim Brasília e São Miguel. É importante a apresentação da carteira de vacinação, assim o profissional de saúde poderá conferir e atualizar as carteirinhas, aplicando as doses necessárias.

O objetivo é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, estarão disponíveis para aplicação 16 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças. Não é necessário intervalo entre as vacinas do calendário vacinal e a da Covid.As vacinas disponíveis para aplicação durante a campanha são: DTP e pentavalente, BCG, poliomielite, tríplice viral e SCRV, hepatite A, hepatite B, varicela e SCRV, febre amarela, HPV, Rotavírus humano G1P1, meningo C, meningo ACWY e Pneumo 10 valente.


Comentários: