Categorias

Turbidez diminui e ETA 2 é religada

Previsão é que fornecimento de água nos bairros abastecidos pela ETA 2 seja normalizado até o final desta tarde de sexta-feira (7)

Com a diminuição da turbidez do rio Corumbataí, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) religou, no final da manhã desta sexta-feira (7), a ETA 2, e retomou os trabalhos de captação, tratamento e abastecimento de água para 60% do município.

Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, cuja captação da água bruta é feita no Ribeirão Claro e segue funcionando normalmente.

Publicidade

A previsão é que o fornecimento de água nos bairros abastecidos pela ETA 2 seja normalizado até o final da tarde dessa sexta-feira (7).

O Daae está fazendo descargas na rede, mas a queda de pressão gerada pelo desligamento da ETA 2 pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende chamadas de telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

O Daae reforça a importância de ter caixa d’água em casa, pois em casos pontuais de paralisação momentânea no abastecimento não há problemas de falta de água.

A ETA 2 precisou ser desligada por um breve período na madrugada de quinta-feira (6) devido às fortes chuvas, que aumentaram a turbidez da água bruta na captação do rio Corumbataí.

“Esse é um procedimento padrão adotado em Estações de Tratamento de Água em diversas regiões do país e é feito para não comprometer o tratamento e manter a qualidade da água distribuída”, explica o superintendente do Daae, Osmar Junior.

Além da turbidez, também é arrastada muita sujeira composta por matéria orgânica, galhos e folhas de árvores, inviabilizando a realização dos trabalhos de captação, tratamento e fornecimento de água.


Comentários: