Categorias

Rio Claro tem primeiro caso de dengue neste ano

Período de chuvas exige atenção redobrada da comunidade na eliminação de criadouros

Boletim da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro aponta o primeiro caso de dengue neste ano. O município fechou o ano de 2021 com um total de 193 casos de dengue. Em 2020, foram registrados 1.078 casos.

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, a Fundação Municipal de Saúde realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa e vistorias em pontos estratégicos. A comunidade também deve fazer a sua parte.

Publicidade

“Com as chuvas, é necessário redobrar a atenção e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que também transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela”, reforça Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, sendo que o acúmulo de lixo e materiais inservíveis favorece a proliferação do mosquito da dengue.

Algumas ações da comunidade são fundamentais no combate ao Aedes, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.


Comentários: