Categorias

Bíblias intactas são encontradas por moradores após incêndio destruir 21 casas em SP

Um dia após o incêndio que destruiu 21 casas no Dique das Caixetas, comunidade carente na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo, moradores retornaram ao local e encontraram, em meio aos escombros, duas Bíblias intactas.

Um dos livros foi encontrado pela cabeleireira Franciléia Santos de Melo, de 39 anos, que morava com os filhos em uma das casas que foram destruídas. A outra Bíblia foi achada por Johnny de Oliveira da Silva, de 28 anos, que trabalha como voluntário numa associação de moradores da comunidade. Ambos os achados foram na terça-feira (1), um dia depois do fogo.

A descoberta foi considerada pelos moradores e seus vizinhos como um “sinal de Deus”. Apesar de o fogo ter se espalhado rapidamente, ninguém ficou ferido. Aproximadamente 100 pessoas de 15 famílias perderam tudo em meio às chamas que tiveram início na madrugada de segunda-feira (31), segundo testemunhas, em meio à briga de um casal de moradores.

Publicidade

“Isso foi um sinal de Deus”, afirmou Silva, ao UOL. Ele, que atua como voluntário junto à Associação Meninos do Caixetas, conta que estava auxiliando moradores a encontrar pertences e documentos quando viu, sob uma pilha de ferros retorcidos e madeira carbonizada, um pequeno livro que escapou ileso ao incêndio.

“Quando eu peguei, vi que era uma Bíblia. Deus é maravilhoso, poderoso”, disse ele. “Na hora bateu uma emoção, porque aquilo era um sinal de que devemos estar sempre atentos à palavra de Deus e também um aviso de que, apesar da tragédia, tudo vai ficar bem, vai dar tudo certo”.

O outro exemplar da Bíblia foi encontrado pela cabeleireira Franciléia, numa cômoda que ficava onde era o quarto dos filhos. O móvel estava incinerado, apesar de continuar em pé. Quando ela conseguiu abrir uma das gavetas, descobriu o livro, coberto por uma camada de papéis e documentos parcialmente carbonizados.

“Estava tudo queimado, menos a Bíblia”, contou Franciléia, que conseguiu retirar da casa os três filhos assim que avistou as chamas. Ela foi acordada com os gritos dos vizinhos. Assim que se certificou de que as crianças estavam a salvo, correu novamente para a residência, para tentar “salvar o que dava”.

“Só consegui pegar alguns documentos, a bolsa com as coisinhas do meu bebê, um ventilador e a minha TV. O resto, perdemos tudo”, contou ela. “Não consegui nem salvar as nossas duas gatinhas. Só estou de pé porque sei que meus filhos estão bem.”

“Achar essa Bíblia hoje, para mim, é uma prova da existência de Deus. Vou guardá-la comigo sempre”, disse a cabeleireira, que está morando provisoriamente com os filhos numa casa emprestada por um dos vizinhos.

Incêndio começou após briga de casal

Vizinhos disseram que o incêndio teve início após a briga de um casal, que morava em uma das residências atingidas. Eles contam que os dois começaram a discutir no meio da madrugada, por volta das 3h30. A discussão evoluiu para uma luta corporal até que o homem, de forma intencional, ateou fogo à casa e fugiu em seguida.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 4 horas e as equipes, com o apoio de sete viaturas, conseguiram conter as chamas em poucos minutos. Depois que amanheceu, por volta das 7h, as equipes ainda atuavam no rescaldo. Nenhum morador ficou ferido pelas chamas ou fumaça.

“Estamos precisando de doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza. Num segundo momento, vamos precisar de materiais de construção para reerguermos, em regime de mutirão, as casas que foram perdidas”, disse a presidente da Associação Meninos do Caixetas, Mônica de Lima.

O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está arrecadando doações para ajudar as famílias. Os itens prioritários no momento são roupas, toalhas, alimentos não perecíveis, água potável, material de higiene pessoal (xampu, sabonete, escova de dentes, papel higiênico) e de limpeza.

O órgão informa que, quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo telefone (13) 3467-9118 para obter informações e instruções sobre como contribuir.

Fonte: Beto Ribeiro Repórter


Comentários: