Categorias

Buracos e crateras provocam caos em Rio Claro

O problema já virou piada e meme na internet, mas é real e dá prejuízos. Os buracos no asfalto das ruas de Rio Claro (SP) irritam motoristas, prejudicam o tráfego, quebram os veículos e machucam as pessoas. A reportagem do Grupo Rio Claro – SP andou por diversos bairros da cidade e constatou que o problema vem tirando a paciência da população. 

O pastor Jefferson Fernandes Franco disse que os buracos estão por toda a cidade, por isso os motociclistas correm mais risco de quedas e machucados. “Lá, no Santa Maria, meu pai saiu de bicicleta e caiu num buraco na rua. Ele é idoso e está todo machucado”, destaca. 

Na rua 10 do Jardim Novo 2, um morador colocou uma placa num buraco para alertar motoristas, motociclistas e ciclistas do perigo. Uma mulher se acidentou no local, mas os motoristas reclamam de veículos quebrados, do barro e da demora do conserto da via que dá acesso à região do Condomínio Nações. 

Publicidade

Na rua 16 com avenida 11, seis buracos estão espalhados em menos de 15 metros. A situação se repete em diversos outros bairros e trechos de ruas movimentas, com rua 20 com avenida 11.  

O comerciante Dirceu da Silva Pecini brinca dizendo que “os astronautas vão descer no local pensando que é a Lua”, além de reclamar que a situação é anterior ao período de chuvas. O carro dele ficou danificado, após cair num buraco.  

A avenida Ápia, que leva aos bairros Jardim Paulista, Jardim Centenário e Residencial dos Bosques, tem testado a paciência e destreza dos motoristas. No trecho entre o atacado Spani e a obra do residencial Parque dos Girassóis existem diversos buracos, que prejudicam o fluxo de veículos, provoca lentidão e obriga o motorista a desviar das valetas. 

Na avenida Tancredo Neves, no Inocoop, uma valeta no sentido bairro-centro ocupa metade da faixa da direita da pista. No mesmo bairro, nas ruas 4 e 5, existem diversos buracos e o asfalto está cedendo na ponte de acesso ao Palmeiras.  

No Jardim Maria Cristina as ruas estão praticamente intransitáveis, com alguns trechos sem pavimento devido à erosão causada pelas enxurradas das chuvas.  

Confira todos os locais registrados pela reportagem GRCSP: 

Rua 10, Jardim Novo 2  

Rua 19, Jardim Novo 2 

Rua 30, Jardim Paulista 

Estrada dos Costas 

Avenida 3, Residencial dos Bosques 

Avenida Marginal com avenida 14, Jardim Centenário 

Avenida 11, com rua 20 

Rua P-5, Paulista 

Rua 16 com avenida 11  

Rua 9 com avenida 29  

Avenida Conde Francisco Matarazzo 

Avenida P-25 

Avenida 25, bairro do Estádio 

PREFEITURA 

A reportagem do Grupo Rio Claro – SP enviou as seguintes perguntas para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Claro: 

  1. Quantas reclamações de buracos no asfalto a Prefeitura recebe diariamente? 
  2. Como se estrutura (volume e tempo) o serviço de tapa-buraco? 
  3. Como é feita a priorização do serviço de recapeamento? 
  4. Recebemos reclamações pontuais: av. 20 do Jardim Maria Cristina, que está intransitável/ da rua P-4 da Vila Paulista, com vários buracos/ da avenida Presidente Tancredo Neves, no Inocoop, que tem buracos que obrigam o motorista a desviar de forma perigosa e a rua 5, que dá acesso ao Palmeiras e tem fluxo intenso de veículos, também tem vários buracos. Há previsão de recuperação desses locais, para quando? 
  5. Alguns motoristas tiveram danos, como perda de rodas e pneus, ao cair em buracos? A prefeitura vai ressarcir esses danos? 

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura retornou com a seguinte nota: “Sobre o serviço de manutenção do asfalto, a prefeitura informa que, em virtude do excesso de chuvas, o ritmo de trabalho para o fechamento de buracos está comprometido, pois o solo molhado impossibilita o serviço ou reduz a durabilidade dos reparos. Durante o período de chuvas, quando é possível a prefeitura realiza o tapa-buracos priorizando os casos emergenciais, que são avaliados caso a caso”. 

Legislativo 

O vereador Adriano La Torre, do Progressistas, disse que recebe diversas reclamações sobre as condições do asfalto na cidade. Ele também informou que Secretaria de Obras teria contratado uma nova empresa para fazer o serviço de tapa-buraco e recapeamento, que deve começar a trabalhar em até 10 dias.  

La Torre disse que entende que as licitações demoram, mas que houve demora da prefeitura. Ele também salientou que a nova empresa deveria colocar entre quatro e cinco equipes nas ruas para atender às demandas urgentes. 


Comentários: