Categorias

Rompimento de represa em Analândia aumenta turbidez do rio Corumbataí e diminui abastecimento

Grande volume de água com sujeira foi arrastada, diminuindo a condição de tratamento da água

O rompimento de uma pequena represa no final da tarde de domingo (20) em Analândia ocasionou no aumento da turbidez das águas do rio Corumbataí. 

Em razão dessa mudança no rio, na tarde desta segunda-feira (21), o Daae precisou diminuir a vazão de captação de água bruta no rio Corumbataí, que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), responsável por 60% do abastecimento em Rio Claro. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e segue funcionando normalmente.

Publicidade

Atualmente, a turbidez está em 600 UTNs (Unidades de Turbidez Nefelométrica), sendo que o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), por legislação, determina que o tratamento deva ser realizado em até 100 NTUs.

“Foi necessário diminuir a vazão da captação no rio Corumbataí para conseguirmos tratar essa água que está com muita turbidez e o tratamento nesses casos é mais lento para mantermos os padrões de qualidade da água fornecida”, explica o superintendente do Daae, Osmar Junior.

Com o tratamento mais lento, o abastecimento também diminui, afetando o enchimento de reservatórios da cidade, o que pode ocasionar baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento dos bairros: Alto do Santana, Parque das Nações 1 e 2, Vila Olinda, Jd. Guanabara, Jd. das Palmeiras, Jd. Bonsucesso, Jd. Village, Jd. Panorama, Jd. Maria Cristina, Jd. Cidade Azul, Jd. Azul, Jd. Boa Vista, Jd. Paulista 2, Jd. Centenário, Jd. Nova Rio Claro, Jd. Brasília, Jd. Figueira, Jd. São Paulo, Jd. Wenzel, Novo Wenzel, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, Pq. Universitário, Pq. São Jorge, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Paineiras, Benjamin de Castro e bairros próximos.

O Daae pede a compreensão da população neste momento e segue trabalhando incansavelmente para restabelecer a normalidade do abastecimento o quanto antes, assim que o rio Corumbataí apresentar melhora no nível de turbidez.

O Daae ressalta a importância de a população fazer o uso consciente e sem desperdícios da água e informa que ter caixa d’água em suas residências diminui os transtornos em ocasiões como esta.

Desde o rompimento da represa, o Daae, juntamente com a Defesa Civil de Rio Claro e de Analândia intensificaram o monitoramento do rio e da área de captação de água bruta e informaram a população sobre a possibilidade do aumento da turbidez, com chances de afetar o abastecimento.

Além da turbidez, também é arrastada muita sujeira composta por matéria orgânica, galhos e folhas de árvores, inviabilizando a realização dos trabalhos de captação, tratamento e fornecimento de água. Eu


Comentários: