Categorias

A partir de terça-feira Rio Claro vacina maiores de 80 anos contra a gripe

Atendimento será nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família a partir das 8 horas

Com a antecipação da vacinação contra a gripe anunciada pelo governo estadual, Rio Claro começa a aplicação das doses na terça-feira (29). A partir desta data, idosos com 80 anos ou mais devem procurar um dos postos de vacinação do município para tomar a dose contra a gripe.

A vacinação será das 8 às 18 horas nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, e das 8 às 15h30 nas demais unidades de saúde do município, com exceção de Boa Vista, Jardim das Flores e Benjamin de Castro, que estão em reforma.

Publicidade

Na quinta-feira (31) a faixa etária para a vacinação será ampliada, contemplando também os idosos a partir de 75 anos. Já os idosos com 60 anos ou mais começam a ser vacinados contra a gripe no dia 4 de abril e os profissionais de saúde no dia 5 de abril.

Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde, destaca que a vacinação contra a influenza permitirá, ao longo do ano, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e óbitos. Além disso, a vacinação é fundamental para minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid. Outro aspecto positivo é a redução de sobrecarga nos serviços de saúde.

Conforme informa o Ministério da Saúde, a vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.


Comentários: