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Rio Claro tem 700 agentes ambientais em escolas

Programa é realizado pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente em 27 escolas

O município de Rio Claro tem 700 alunos da rede pública municipal de ensino atuando como agentes ambientais em 27 escolas. Os números são referentes ao ano de 2022 e fazem parte do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“Estamos apostando nas crianças para a mudança de hábitos dos adultos”, observa a secretária municipal da Educação, Valéria Velis. Com este propósito, o município implantou o programa “Agentes Ambientais”, que visa oferecer a um grupo de alunos selecionados pela escola orientação e capacitação, com aulas teóricas e práticas sobre temáticas ambientais, também no Centro de Formação Sala Verde. “O objetivo é capacitar os estudantes na multiplicação das ações ambientais dentro e fora da escola, incentivando entre si a troca de experiências, negociando ações, fazendo refletirem sobre o que pensam e conversam sobre o meio ambiente e propondo ações para agir sobre sua própria realidade”, afirmar Edison Norberto Andrade, coordenador de educação ambiental.

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Os alunos selecionados pelas escolas municipais participam das orientações ambientais, de visitas técnicas a pontos difusores de conhecimentos e vão a fóruns de discussão com agentes ambientais de escolas.

O programa iniciado em 2015 tem gerado grandes resultados no hábito da participação, processos de decisão, na adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável no cotidiano e no município.

Os agentes ambientais da escola Marcelo Schmidt identificaram a falta de árvores na calçada da escola e realizaram plantio.

Na escola Sueli Aparecida Mirim, alunos realizaram um passeio em torno do prédio para diagnosticar a situação ambiental e propor ações para melhorias.

No próximo mês de junho, será realizado o Fórum Municipal dos Agentes Ambientais, quando será apresentado um mapeamento dos problemas ambientais da cidade a partir das percepções e priorizações dos alunos.


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