Categorias

Embaixador da Finlândia visita Rio Claro para conhecer a Florestal Estadual

Prefeito Gustavo reafirmou a importância da floresta para o município

Rio Claro foi a primeira de cinco cidades paulistas a receber a visita de Jouko Leinonen, embaixador da Finlândia. Ele foi recepcionado na segunda-feira (4) pelo prefeito Gustavo na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, acompanhado por empresários da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Finlândia.

O embaixador quis conhecer o Museu do Eucalipto, único no mundo, e saber detalhes do cultivo do eucalipto no município. Com grandes florestas, a Finlândia tem na indústria madeireira e na produção de papel duas grandes forças de sua economia.

Publicidade

Em Rio Claro, o eucalipto começou a ser cultivado para a produção de madeira para o transporte ferroviário, mas logo ganhou derivações como matéria prima para outros produtos.

“Indiscutivelmente nossa floresta tem uma importância histórica e cultural muito grande, e estamos trabalhando para sua preservação e incremento como local de lazer e pesquisa, entre outros potenciais que o local nos oferece”, afirmou o prefeito Gustavo.

Recentemente, o prefeito encaminhou projeto à Câmara de Vereadores para que o município estabeleça convênio com o governo estadual na manutenção e incremento da floresta estadual.

Na visita, gestores rio-clarenses também conversaram com o embaixador finlandês sobre a experiência da Finlândia em utilizar tecnologia para transformar lixo em energia.

Os secretários municipais Leandro Geniseli (Meio Ambiente) e Guilherme Pizzirani (Turismo) e o vereador Val Demarchi acompanharam a visita.


Comentários: