Categorias

Rio Claro já vacina crianças contra a gripe

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem tomar a vacina, assim como idosos e profissionais de saúde

Em Rio Claro, as crianças que comparecem às unidades de saúde para tomar a vacina contra o sarampo também já tomam a dose contra a gripe. As duas campanhas de vacinação são realizadas simultaneamente nas unidades de saúde do município e incluem crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

“As vacinas contra a gripe e sarampo podem ser tomadas no mesmo dia”, observa Fabyolla Lourenço, chefe do setor de imunização da Fundação Municipal de Saúde. Entre estas doses e a vacina contra a Covid é necessário intervalo de 15 dias para as crianças.

Publicidade

Além das crianças, profissionais de saúde e idosos devem tomar a vacina contra a gripe. O atendimento na semana que vem é de segunda a quarta-feira das 8 às 18 horas nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, e das 8 às 15 horas nas demais unidades de saúde do município. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista, Jardim das Flores e Benjamin de Castro, que estão em reforma.

A Fundação Municipal de Saúde alerta para a importância da vacinação, já que, ao longo do ano, a vacinação contra a influenza permitirá prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e óbitos. Além disso, a vacinação é fundamental para minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid. Outro aspecto positivo é a redução de sobrecarga nos serviços de saúde. A vacina deste ano é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.


Comentários: