Categorias

Rio Claro amplia público-alvo em vacinação contra a gripe

Gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade e professores estão entre os grupos prioritários

A vacina contra a gripe em Rio Claro passa a atender todos os grupos previstos como prioritários para a campanha. Além de profissionais de saúde, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos, agora a vacinação também contempla gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade, pessoas privadas de liberdade, professores, pessoas com deficiência, profissionais do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e profissionais do transporte coletivo. Dessa maneira, o município se antecipa ao calendário estadual.

“Para a vacinação, as pessoas devem apresentar comprovante de que pertencem a um destes grupos”, observa Fabyolla Lourenço, chefe do setor de imunização da Fundação de Saúde.

Publicidade

Levantamento divulgado nesta terça-feira (26) pela Fundação Municipal de Saúde aponta que até o momento o município vacinou 16.816 pessoas, o que equivale a 22,32% do público-alvo. O melhor resultado está entre os profissionais de saúde, grupo em que 48,64% foram vacinados. Já entre os idosos a cobertura vacinal é de 35,83% e apenas 5,26% crianças de 6 meses a 5 anos foram vacinadas.

“Reforçamos a importância da vacinação e pedimos que as pessoas que fazem parte destes grupos procurem um posto de vacinação para tomar a vacina o quanto antes”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde.

A vacinação contra a gripe é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. O atendimento é das 8 às 18 horas nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, e das 8 às 15 horas nas demais unidades de saúde do município. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista, Jardim das Flores e Benjamin de Castro, que estão em reforma.

Ao longo do ano, a vacinação contra a influenza permitirá prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e óbitos. Além disso, a vacinação é fundamental para minimizar a carga da doença e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid. Outro aspecto positivo é a redução de sobrecarga nos serviços de saúde. A vacina deste ano é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Vacinação contra o sarampo

Também nas unidades de saúde de Rio Claro é realizada campanha de vacinação contra o sarampo. Devem tomar a vacina as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os profissionais de saúde que tomaram apenas uma dose. Nesta campanha foram vacinadas 621 crianças e 30 profissionais de saúde.


Comentários: