Categorias

Rio Claro inicia reestruturaçãodo currículo da educação básica

A comissão responsável pelos trabalhos fez a primeira reunião na terça-feira

Cento e vinte e sete membros titulares e suplentes formam comissão que iniciou nesta semana os trabalhos de elaboração do Currículo Integrado de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação e do Conselho Municipal da Educação.

Os membros são representantes de todas as escolas municipais e serão divididos em grupos de trabalho para as discussões mais específicas sobre Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.

Publicidade

“O currículo delimita, a partir da proposta pedagógica e da orientação curricular, os objetivos do processo de ensino e de aprendizagem e os conhecimentos que serão socializados ano a ano desde a Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental e EJA”, explica a secretária municipal da Educação, Valéria Velis.O prefeito Gustavo destaca a importância do envolvimento da comunidade escolar no processo de elaboração das propostas.

Os trabalhos serão iniciados pela produção da Proposta Pedagógica, que explicita a visão de mundo do sistema de ensino e/ou da escola e pela qual a comunidade escolar faz escolhas sobre o tipo de sociedade que se pretende construir a partir do processo educativo. A Proposta Pedagógica abrange as concepções que irão nortear e fundamentar as práticas educativas.

Após a discussão e sistematização de todas as pautas, o texto preliminar da Proposta Pedagógica será encaminhado às escolas, para que os professores e gestores possam propor emendas. “O objetivo é o aperfeiçoamento do texto da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino”, observa Ligia Bueno Zangali Carrasco, presidente da comissão, coordenadora Geral do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e membro titular do Conselho Municipal da Educação. Cada proposta de emenda apresentada pelas escolas será analisada pela comissão.

Na reunião de abertura dos trabalhos foi ressaltada a ideia de que as discussões na comissão sejam levadas a todas as escolas por seus representantes, promovendo, assim, um processo democrático de elaboração do currículo da rede de Rio Claro.


Comentários: