Categorias

Secretário estadual da Habitação confirma moradias para idosos em Rio Claro

Moradias serão construídas no Parque Palmeiras, na Estrada dos Costas

Em sua agenda de compromissos nesta terça-feira (3) em Rio Claro, o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, visitou a área na Estrada dos Costas providenciada pela prefeitura ao governo estadual para a construção de 28 moradias para idosos. O secretário confirmou que nos próximos 90 dias deverá ser dada a autorização para contratar a empresa que fará o empreendimento.

O prefeito Gustavo ressaltou a importância destas moradias. “É um programa que estamos cuidando com todo carinho, pois sabemos o quanto é importante esta atenção às pessoas que precisam de um lugar para morar, especialmente quem chega à terceira idade sem respaldo financeiro”, afirma o prefeito Gustavo.

Publicidade

As casas deverão ser construídas pelo programa Vida Longa, uma ação conjunta da prefeitura com as secretarias estaduais da Habitação e de Desenvolvimento Social e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

“O programa prevê a construção de empreendimentos especialmente projetados para atender as necessidades habitacionais de idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social”, explica o secretário municipal da Habitação, Agnelo Matos.

Os imóveis do programa são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Com até 28 unidades, o conjunto habitacional Vida Longa terá imóveis de 28 m² de área privativa cada, distribuídos em cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

O residencial possuirá espaços comuns para convivência e lazer, com refeitório e área para assistir televisão, área com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, mesa de jogos, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.Além da doação do terreno, a prefeitura de Rio Claro será responsável pela gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido e o morador não pagará taxa de ocupação, nem contas de água e luz.


Comentários: