Categorias

Hortas já estão implantadas em 11 escolas  de Rio Claro

Escolas interessadas em ter horta devem procurar a Secretaria da Agricultura

A prefeitura de Rio Claro implantou em março deste ano o projeto Horta nas Escolas. Alunos da Escola Municipal Luiz Martins Rodrigues Filho, no Jardim Novo Wenzel, foram os primeiros a desenvolver o cultivo de verduras, hortaliças e legumes, fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, que realiza o projeto em parceria com a Secretaria da Educação, com sua coordenadoria de meio ambiente.

Na semana passada, alunos da Escola Municipal Izolina Huppert Cassavia, no Jardim Guanabara, fizeram os primeiros plantios nos canteiros. Na escola Mora Guimarães, no Jardim Boa Vista, já foi realizada a primeira colheita.  Outras oito escolas manifestaram interesse e também estão participando do projeto. “Nossa expectativa é que mais escolas participem e, desta forma, mais crianças se envolvam nestas atividades de aprendizado e contato direto com a natureza”, observa o secretário municipal de Agricultura, Valmir Pinton.

Publicidade

O projeto é desenvolvido de maneira que os alunos coloquem a “mão na massa”, o que lhes permite desenvolver com autonomia as atividades e ampliar a autoestima. Os organizadores destacam ainda que o projeto Horta na Escola é uma experiência por meio da qual as crianças têm contato direto com os processos da natureza e acompanham de perto o desenvolvimento das verduras, das hortaliças e legumes.

Eduardo Barbosa, diretor do Departamento Municipal de Silvicultura, lembra que o projeto desperta o interesse dos alunos e os pais contribuem ajudando nos finais de semana, pois as hortas precisam ser regadas todos os dias.

Ao realizar o cultivo os alunos também fazem atividade física. Outros benefícios apontados são a inovação no ambiente escolar, autonomia e protagonismo dos alunos, maior engajamento nos estudos, crescimento da escola e transformação da educação e da sociedade.

“Buscamos valorizar cada vez mais o meio ambiente, com a implantação de uma educação ambiental que envolve alunos, corpo docente, funcionários e pais de alunos”, destaca a secretária da Educação, Valéria Velis.

As escolas interessadas em participar do projeto Horta nas Escolas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, pessoalmente ou pelo telefone 3527-1428.

Até o presente momento o projeto está em andamento nas seguintes escolas: Luiz Martins (Jardim Novo Wenzel), Izolina Huppert Cassavia (Jardim Guanabara), Mora Guimarães (Boa Vista), Joaquim Ribeiro (Centro), Sérgio Hernani (Jardim das Flores), Benjamin Ferreira (Cidade Nova), Victorino Machado (Cervezão), Silvio de Araújo (São Miguel), Djiliah Camargo de Souza (Jardim Ipê), Pastor Nephtali (Jardim Portugal) e Projeto Claretiano (Terra Nova).


Comentários: