Categorias

Rio Claro publica lista com medicamentos fornecidos gratuitamente

Documento especifica também onde cada medicamento pode ser retirado


O município de Rio Claro agora tem sua Relação Municipal de Medicamentos (Remume), com a lista dos medicamentos gratuitos fornecidos à população. O documento já está no site da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e visa auxiliar a população no acesso aos remédios.

“A Remume é base estruturante para a implantação, acompanhamento e avaliação da política de assistência farmacêutica no município”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde.

Publicidade

Além de especificar quais os medicamentos são fornecidos à população pelo município, o documento informa onde cada um deles pode ser retirado. Na relação, por exemplo, a comunidade pode consultar quais medicamentos são fornecidos nas farmácias das unidades de saúde e quais são utilizados exclusivamente em unidades de urgência e emergência.

“A lista norteia inclusive os médicos, em trabalho integrado entre as equipes das unidades de saúde, farmacêuticos e médicos, para que sejam prescritos nas consultas da rede pública municipal os medicamentos que a população poderá conseguir de graça para realizar o tratamento”, destaca Graziela Gobbi Medina, responsável pelo setor de dispensação de medicamentos.

Alguns medicamentos não são fornecidos pelo município, mas são disponibilizados gratuitamente por programas dos governos estadual ou federal. Na Remume a população encontra também informações sobre esses programas e pode saber mais sobre como proceder para ter acesso a esses medicamentos.

“A participação do farmacêutico é essencial para uma atenção à saúde de qualidade, neste sentido a Remume é fundamental ao norteamento das ações que envolvem a assistência farmacêutica, de maneira a fornecer subsídios para o trabalho de orientação realizado nas farmácias das unidades de saúde”, diz Camila Zanchetta Lemes, responsável pelo setor de assistência farmacêutica do município. 

A Remume pode ser acessada no endereço https://www.saude-rioclaro.org.br/. Basta clicar no link assistência farmacêutica, no lado esquerdo da tela, e depois selecionar Relação Municipal de Medicamentos.


Comentários: