Categorias

Vacinação contra gripe e sarampo é prorrogada em Rio Claro

A vacinação dos grupos prioritários prossegue até 23 de junho

As campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo foram prorrogadas e, em Rio Claro, continuam até 23 de junho. “Quem pertence aos grupos prioritários e ainda não se vacinou deve procurar um posto de saúde para tomar a vacina”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Quase metade dos rio-clarenses que pertencem aos grupos prioritários não se vacinou contra a gripe. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo da campanha, Rio Claro vacinou até agora 50,08%. “Essas pessoas agora terão mais tempo para colocar a vacinação em dia”, acrescenta Giulia.

Publicidade

O atendimento é de segunda a sexta-feira a partir das 7h30. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, que funcionam em horário estendido, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista e Jardim das Flores, que estão em reforma.

A vacina contra a gripe é aplicada em profissionais de saúde, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade, pessoas privadas de liberdade, professores, pessoas com deficiência, profissionais do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e profissionais do transporte coletivo. As pessoas devem apresentar comprovante de que pertencem a um destes grupos.

A campanha de vacinação contra o sarampo é direcionada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos e aos profissionais de saúde. Todas as crianças nesta faixa etária devem ser levadas ao posto para tomar a vacina. No caso dos profissionais de saúde, aqueles que tomaram apenas uma dose devem tomar a segunda.

Levantamento divulgado na sexta-feira (3) pela Vigilância Epidemiológica aponta que entre os grupos prioritários foram vacinados 67,18% dos profissionais de saúde; 54,03% dos idosos; e 34,98% das crianças de 6 meses a 5 anos. Já contra o sarampo foram vacinadas 3.911 crianças e 137 profissionais de saúde.


Comentários: