Categorias

Com aval da Prefeitura de Rio Claro, área pública é transformada em estacionamento de clube particular

O decreto municipal 12.488, de 7 fevereiro deste ano, concedeu ao Floridiana Tênis Clube autorização para usar a área verde em frente ao clube como estacionamento para seus associados. A área foi cercada e placas de indicação de estacionamento para sócios foram colocadas no local, segundo reclamação que chegou ao Grupo Rio Claro.

Segundo a autorização, a medida atende interesse público de melhorar o trânsito no local, além disso, no caso de eventos em que fossem feitas cobranças para uso deste estacionamento uma parte dos recursos – 10% da renda – deveria ser destinada ao Fundo Social de Solidariedade.
Segundo o reclamante, o uso do local é apenas para fins particulares e não beneficiam o bairro ou a comunidade, como deveria ser a finalidade de uma área verde pública. Também não há investimentos, por parte do clube, na melhoria da área ou outros benefícios à população, que não seja sócia do clube.

A reportagem do Grupo Rio Claro solicitou à assessoria de imprensa da Prefeitura as seguintes perguntas:

Publicidade

  1. Quem avaliou e por que o benefício desse uso tão restrito e particular?
    Quais as exigências/parâmetros para isso?
  2. Existem outras áreas sendo usadas dessa forma?
  3. O Fundo Social recebeu algum retorno financeiro do uso? Quanto? Quando?
    O pedido foi feito no dia 20 de junho, mas até a presente data (28/6) nenhuma resposta foi enviada para a redação. O Clube Floridiana também foi contatado, por e-mail e telefone, mas nenhum retorno foi recebido.

Outras áreas
A reportagem do Grupo Rio Claro solicitou à Prefeitura informações sobre outras áreas públicas que estão sendo utilizadas pela iniciativa privada ou como área de estacionamento para prédios, como a área verde da avenida P-43 do Jardim Conduta, onde moradores do Condomínio Vila do Horto estacionam veículos na área verde. No local foi construída uma escada para dar acesso ao condomínio.
Desde de o dia 26 de janeiro, a reportagem solicita informações sobre os seguintes locais e suas concessões para uso privado.

  1. Área em frente ao residencial Vila do Horto, que vem sendo usada de estacionamento externo em frente ao prédio e agora, também, na rua abaixo. Foi construída uma escada para dar acesso ao condomínio e os moradores estacionam na área verde do rio ao lado do condomínio.
  2. Área ao lado da linha do trem na frente da saída de bicicletas e motos do Shopping Rio Claro. Foi instalado um espetinho no local numa área que deve ser pública e era usada de estacionamento. Agora, fica fechada com cadeado, como se fosse particular.
  3. Área do Espaço livre da Vila Martins onde se instala o Viveiro de Mudas Caritá (M-18, 90, Vila Alemã), que ao contrário da Feira de Economia Solidária e barracões de Escolas de Samba, é uma empresa privada que gera lucros.
    Até o fechamento desta edição (29/06/2022), às 14h29, nenhum retorno foi enviado à redação do Grupo Rio Claro.

Comentários: