Categorias

Rio Claro tem atendimento especializado para saúde bucal de bebês

Orientações preventivas são realizadas às mães

Em Rio Claro, crianças de zero a 4 anos, contam com atendimento odontológico especializado, no programa Bebê Sorriso. “O objetivo é iniciar o quanto antes os cuidados com a saúde bucal das crianças”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Além da realização de procedimentos odontológicos, como restaurações e eventuais extrações, o foco principal do trabalho é orientar às mães quanto aos cuidados que devem ter com a saúde bucal das crianças. Os assuntos envolvem higiene bucal e alimentação. “A amamentação correta, por exemplo, impacta no desenvolvimento adequado da arcada dentária”, observa Ronaldo Hilário Júnior, chefe do setor odontológico do município.

Publicidade

Para levar essas orientações a mais pessoas, a partir do programa Bebê Sorriso são realizadas palestras de prevenção e orientação para monitoras e mães de crianças em creches municipais.

O programa tem média de 150 consultas por mês, realizadas por duas dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas Infantil, que funciona no Centro de Especialidades Infantil. O atendimento é mediante encaminhamento, sendo que a porta de entrada para as consultas são as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Pacientes da Santa Casa também, quando necessário, são encaminhados para o serviço.

“Rio Claro é o único município do estado de São Paulo que tem o programa Bebê Sorriso como serviço ofertado pelo SUS”, destaca Ronaldo, pontuando que essa é uma demonstração da atenção especial que o município dedica ao cuidado com a saúde bucal. Mesmo depois de completarem 4 anos, as crianças continuam recebendo o atendimento odontológico e são atendidas por odontopediatra. O município também conta com serviço odontológico para atender as demais faixas etárias, abrangendo toda a população.


Comentários: