Categorias

Daae alerta sobre mensagem compartilhada em redes sociais sobre veracidade das faturas

Autarquia assegura que faturas de água e esgoto que estão sendo questionadas são verdadeiras

Neste sábado (30), várias pessoas receberam via aplicativo de mensagem instantânea (WhatsApp) e também por redes sociais, um vídeo questionando a veracidade das faturas mensais de água e esgoto distribuídas em Rio Claro.

A mensagem trazia um alerta equivocado de que a fatura entregue em alguns imóveis era falsa por não ter sido impressa em papel termostático. O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro esclarece e garante que as faturas que estão sendo questionadas são verdadeiras.

Publicidade

Há anos, o município de Rio Claro adotou o sistema de leitura simultânea, quando o leiturista realiza a entrega da fatura no mesmo momento em que executa a leitura do hidrômetro. O serviço é executado pela BRK Ambiental e neste sistema adotado pela empresa, as faturas mensais passaram a ter um formato padrão, impressas em papel termostático.

A exceção acontece em casos de faturas com variação de consumo, ou seja, quando o leiturista verifica e identifica oscilação considerável no registro do consumo de um imóvel (consumo medido no hidrômetro muito superior ou inferior à média faturada do imóvel em questão).

Nestes casos, as faturas não são entregues, somente um aviso, impresso no mesmo formato da fatura, informando que a fatura foi retida para análise. Somente após o trabalho de análise crítica do consumo, a fatura é impressa na sede da empresa com outro tipo de papel apenas.

O Daae ressalta que, em caso de qualquer dúvida em relação à fatura de água e esgoto, o munícipe deve procurar a Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares para os devidos esclarecimentos.


Comentários: