Categorias

Será que o ar condicionado engorda?

Pesquisador relaciona aumento de peso ao uso do ar condicionado

Se você luta para não engordar, mas não abre mão do ar condicionado, cuidado. Isso não ajuda na balança. Uma pesquisa feita pelo Instituto de la Grasa, de Sevilla, na Espanha, defendeu a tese de que o ar condicionado engorda e explica porque: a temperatura amena desperta o apetite e reduz o intervalo entre as refeições. Da mesma forma, se uma pessoa permanece por longo tempo num local quente, a tendência é para a perda de apetite. Para o pesquisador Javier Sánchez Perona, há uma relação direta entre a temperatura e o apetite.

De acordo com a nutricionista Luanna Caramalac Munaro, fundadora do Instituto LCM, o que acontece quando estamos em um local frio é um aumento do apetite. Isso ocorre porque o corpo começa a gastar muitas calorias

Publicidade

Apetite por alimentos calóricos aumenta em locais com baixas temperaturas. (Foto: Pexels)

para poder equilibrar a temperatura
corporal. Por conta disso, é comum as pessoas sentirem vontade de comer alimentos calóricos e carboidratos refinados.

Mas existem outros fatores que podem influenciar nesse ganho de peso. Se o indivíduo é sedentário, por exemplo, o risco de engordar é maior. Luanna ressalta a importância da prática dos exercícios regulares, pois, dessa forma, o organismo tem um impacto positivo na microbiota intestinal e na produção de antioxidantes, o que, consequentemente, possibilita uma melhora na digestão.

Temperatura como estratégia

Segundo Alexandra W.Logue, cientista da Universidade da Cidade de Nova York, e autora do livro “A Psicologia da Comida e da Bebida”, a temperatura de um lugar pode até ser usada como um truque. Javiez até cita que é uma estratégia que pode ser usada por restaurantes para que os clientes consumam mais ou menos.

O pesquisador ainda explica que, além da temperatura do ambiente, a própria ação de comer gera calor. E que “se, além disso, o alimento é quente, o efeito é ainda maior. Já alimentos frios minimizam o efeito térmico”, afirma Perona. É por isso que desejamos sorvetes, um suco ou uma cerveja bem gelada no verão.


Comentários: