Categorias

Seu cachorro percebe quando você está estressado

A detecção é feita a partir de uma diferença na respiração e suor da pessoa

Por mais que os seres humanos não percebam uma diferença de odor quando há um estresse, os cães prestam muita atenção nesse detalhe. São sinais químicos que permitem ao animal perceber se um indivíduo está estressado, em pânico ou ansioso. É o que apontou uma pesquisa feita por pesquisadores britânicos e publicada, recentemente, pela revista científica PLOS ONE.

No estudo, os pesquisadores coletaram amostras de respiração e suor de 36 pessoas que apresentavam alteração no nível de estresse durante algumas atividades. A coleta foi apresentada a quatro cães, de diferentes raças e mestiços treinados, três horas após a coleta. E, a partir do material, eles tiveram que descobrir quais eram de participantes estressados.  No final, os resultados foram positivos, superando até as expectativas dos envolvidos no estudo.

Publicidade

De um total de 720 tentativas, 675 amostras foram detectadas de forma eficaz pelos cães. O desempenho foi de 90% a 96,88% de precisão.

Como isso ocorre?

Segundo os autores da pesquisa os cães conseguem detectar o estado emocional da pessoa através da mudança de compostos orgânicos produzidos pelo corpo. Enquanto os seres humanos têm cerca de 50 milhões de células detectoras de odor, os cães possuem 220 milhões de células. Ou seja, um faro muito mais apurado.

Os altos índices de aprovação dos testes, no entanto, foram atingidos após os cães serem treinados para essa detecção.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#ciencia #ciência #noticias #gruporioclaro #gruporioclarosp #cachorro #animal


Comentários: