Categorias

Operação ImPeru, do GAECO, mira em investigados por tráfico e lavagem

Trabalhos ocorreram em Rio Claro, Araras, Charqueada, Santa Gertrudes e Ipeúna

Nesta segunda-feira (2), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com o apoio 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), deflagrou a Operação ImPeru para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Durante os trabalhos, ocorridos nas cidades paulistas de Rio Claro, Araras, Charqueada, Santa Gertrudes e Ipeúna, assim como em localidades do Estado do Maranhão, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e armas de fogo.

A operação tem como base investigação iniciada em 2021, quando chegou ao conhecimento do GAECO que dois traficantes de Rio Claro vinham usado documentos falsos para evitar serem alvos de mandados de prisão. Durante os trabalhos, foi possível apurar um dos acusados continuava atuando intensamente no tráfico de entorpecentes, contando com a colaboração de sua companheira e de amigos próximos. Para dar destinação ao dinheiro obtido ilicitamente, o homem abriu algumas transportadoras no bairro Parque Flórida, em Rio Claro. As empresas tinham como principal função levar pisos cerâmicos para o Nordeste, mais precisamente para o Estado do Maranhão. O esquema possibilitou também que o investigado colocasse em funcionamento casas de materiais de construção naquele Estado do Nordeste e adquirisse propriedades, dentre elas um sítio na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Publicidade

No transcorrer da investigação, precisamente em 9 de setembro de 2022, o homem foi preso na cidade paulista de Franca, em virtude de antigo mandado de prisão, sendo substituído no Maranhão por outra pessoa. Segundo o GAECO, além de movimentar drogas destinadas ao tráfico em grande quantidade, o acusado montou uma rede eficiente de lavagem de dinheiro, contando com a participação próxima de outro conhecido traficante da cidade de Rio Claro,  preso no mês de maio de 2023 durante os trabalhos da Operação Oposição.

No total, o MPSP denunciou 11 pessoas à Justiça na comarca de Rio Claro, sendo expedidos dez mandados de prisão e 16 de busca e apreensão.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: