Categorias

Banco de Leite da Santa Casa de Rio Claro precisa de doadoras

Estoque de leite materno está abaixo do necessário; todas as mulheres saudáveis e que tenham excedente na produção podem doar

Divulgação

O Banco de Leite da Santa Casa de Rio Claro precisa de doações de leite materno para recém-nascidos. O leite materno é de extrema importância para os bebês até dois anos de idade. Para os nascidos prematuros, ele é ainda mais essencial, pois possui todos os nutrientes necessários para que a criança se desenvolva.

Publicidade

Atualmente, o estoque está abaixo do ideal, devido à grande demanda na distribuição e pouco recebimento. De janeiro a setembro deste ano, foram coletados em Rio Claro 281,2 litros. Apesar do número ser maior do que o registrado durante o mesmo período do ano passado, quando foram coletados 257,4 litros, a procura também é maior. Neste ano, foram distribuídos 230,2 litros.

Um litro de leite doado pode beneficiar até dez recém-nascidos. Em alguns casos, 1ml já é suficiente para alimentar um bebê. Segundo a enfermeira do Banco de Leite, Hanna Carolina dos Santos Mazzuia, os estoques dependem do número de doadoras e da quantia que elas doam. “Como não é linear a doação de leite, nem distribuição, todos os períodos são preocupantes”, alerta.

De acordo com a enfermeira, o leite materno tem inúmeros benefícios, mas no quesito de propriedades do leite humano ele é rico em células de defesa, dando proteção contra infecções, enterocolites, doenças respiratórias, alergias, fortalecendo o sistema imunológico desse recém nascido, além de ganho de peso. “Ele é distribuído aos recém-nascidos internados na Uti Neonatal e Berçário Patológico, por prematuridade ou demais patologias”, observa.

COMO DOAR

Podem doar mulheres que estejam amamentando seu filho e tenha leite excedente, que esteja com boa saúde, sem nenhuma doença infecciosa, que tenha realizado os exames nos últimos 6 meses e acompanhamento correto de pré-natal, que não seja fumante, etilista e nem tenha recebido transfusão de sangue com menos de um ano.

Para realizar a doação, o banco de leite disponibiliza os potes de vidro adequados para realização da doação, além do sistema de coleta semanal na residência das mamães doadoras. O procedimento consiste em realizar ordenhas, sejam elas manuais ou com uso de bomba de extração, tomando todos os cuidados higiênicos para que não haja contaminação. O leite é colocado no pote adequado e levado ao congelador, onde tem validade de 15 dias. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 998975994.

RECONHECIMENTO

O Banco de Leite da Santa Casa é reconhecido pela Rede Brasileira de Leite Humano pela dedicação na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro é uma entidade filantrópica fundada em 1885. Referência em toda a região, a instituição atende uma população estimada de 270 mil habitantes, compreendendo os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Analândia e Corumbataí.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: