Categorias

Daae, há 54 anos cuidando da água de Rio Claro

Sempre buscando por melhorias na captação, tratamento e abastecimento de água em toda a cidade, a autarquia completa 54 anos na terça-feira (5)

Nesta terça-feira (5), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro completa 54 anos de existência.

Fundado como entidade autárquica e independente no dia 05 de dezembro de 1969, desde então, cuida da água de Rio Claro cada vez mais com respeito e eficiência.

A autarquia possui duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2). A ETA 1 “José Maria Pedroso” está localizada no bairro Cidade Nova, teve sua primeira etapa construída em 1949 e foi ampliada em 1969, passando a ter volume de 400 litros de água por segundo.

Publicidade

A captação da água bruta é feita no Ribeirão Claro, com produção média de 38 milhões de litros por dia. Fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, além do distrito de Assistência, correspondendo a 40% do abastecimento da cidade.

Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2 “José Crespo”. Inaugurada em 1982, fica na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi. A captação é feita no rio Corumbataí e são tratados 500 litros por segundo, com produção média de 43 milhões de litros por dia. Abastece bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi.

Também há a Central de Reservação e Distribuição de Água Tratada, construída em 1998, no Distrito Industrial, com 16 milhões de litros de água de reserva.

Com mais de 80 mil ligações de água, possui extensão de redes de água com mais de 900 quilômetros. Cinquenta e três reservatórios ativos e oito Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), sendo uma em cada distrito (Assistência, Batovi, Ajapi e Ferraz) e quatro na área urbana, com coleta e afastamento de 100% do esgoto gerado, com tratamento de 92% desse volume.

“Todos os servidores do Daae são fundamentais para o funcionamento contínuo da autarquia, dia e noite, todos os dias. São incansáveis na missão de levar água de qualidade a todo momento para a cidade. Trabalho sempre executado com total comprometimento e competência”, destaca o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

O Daae também faz, diariamente, trabalho de verificação da qualidade da água com equipes trabalhando 24 horas, coletando amostras em pontos aleatórios da rede de todo o município e distritos para a realização de testes laboratoriais para verificação dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: