Categorias

Onda de calor com sensação térmica de 40ºC afeta região centro-sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (11) para uma onda de calor com temperaturas próximas de 40º Celsius (C) em diversas áreas do Mato Grosso do Sul, centro-oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão indica que o alerta laranja, que indica perigo, permanecerá válido até sexta-feira (15).

Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas ficam 5°C acima da média durante um período de três a cinco dias. Esse fenômeno é causado por uma massa de ar quente e seco que se forma em um sistema de alta pressão, impedindo a formação de nuvens e a chegada de ar frio.

Dayse Moraes, meteorologista do Inmet, explicou que essa massa de ar quente se forma devido a um sistema de circulação anti-horária, que impede a convergência dos ventos para a formação de nuvens. Embora chuvas isoladas sejam esperadas, o calor seco deve prevalecer na maior parte das áreas sob alerta laranja.

Publicidade

As temperaturas devem atingir níveis extremos em algumas cidades, como Londrina, no norte do Paraná, onde a sensação térmica pode chegar a 43ºC, e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, com sensação térmica de até 46ºC. Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, as temperaturas devem se aproximar dos 40ºC, enquanto em Curitiba, a capital menos quente, os termômetros devem ultrapassar os 30ºC. No Mato Grosso do Sul, a sensação térmica pode superar os 40ºC.

O calor intenso pode acarretar problemas de saúde, como desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Recomenda-se evitar exposição ao sol, especialmente entre 10h e 16h, ingerir bastante líquido, utilizar filtro solar e tomar cuidado com a conservação de alimentos.

Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja atenta aos cuidados necessários para se proteger dos efeitos nocivos do calor intenso.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais #calor


Comentários: