Categorias

Fim do verão trará chuvas intensas em várias regiões do país, alerta Inmet

À medida que o verão se despede, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) adverte sobre a ocorrência de fortes chuvas em diversas partes do Brasil durante esta semana, com volumes superiores a 90 mm. A previsão destaca que a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando as instabilidades no centro-norte do país entre os dias 18 e 25 de março.

No Norte, são esperadas pancadas de chuva intensas, podendo ultrapassar os 100 mm, especialmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

No Centro-Oeste, as chuvas serão mais regulares, com destaque para Mato Grosso e Goiás, que podem registrar volumes em torno de 70 mm/dia, enquanto Mato Grosso do Sul terá chuvas mais irregulares, com média de 40 mm em 24 horas.

Publicidade

A região Nordeste, principalmente o norte, enfrentará chuvas intensas, com acumulados que podem alcançar os 100 mm/dia em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará, enquanto no leste as chuvas serão menos intensas, em torno de 40 mm.

No Sudeste, espera-se mais chuva no Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia, podendo ocorrer chuvas intensas pontualmente.

Por fim, na região Sul, a semana será marcada por temporais isolados, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com totais de chuva em torno de 80 mm.

Com o início do outono nesta quarta-feira (20), o hemisfério Sul entra em uma estação de transição, caracterizada pela diminuição das chuvas no interior do Brasil, embora o norte das regiões Norte e Nordeste ainda possa registrar precipitações significativas. O Inmet destaca a possibilidade de fenômenos adversos típicos do outono, como nevoeiros, geadas, neve e friagens em algumas regiões do país.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais #inmet #temperatura


Comentários: