Categorias

Geoparque de Uberaba é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial

O geoparque de Uberaba, também conhecido como Terra dos Gigantes, situado no Triângulo Mineiro, recebeu o prestigiado reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com essa conquista, o Brasil passa a contar com seis geoparques reconhecidos mundialmente.

Os geoparques são áreas geográficas delimitadas que possuem um patrimônio geológico de relevância internacional. A gestão desses territórios visa proteger os patrimônios naturais, históricos e culturais, além de promover a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável.

A Unesco reconheceu 18 novos geoparques nesta quarta-feira (27), totalizando 213 em 48 países. O geoparque de Uberaba se estende por 4.523,957 quilômetros quadrados, abrangendo todo o município mineiro. Nessa região, foram encontrados diversos fósseis de dinossauros do período Cretáceo Superior, datado entre 80 milhões e 66 milhões de anos atrás.

Publicidade

Um dos destaques é o Uberabatitan ribeiroi, considerado o maior dinossauro já descoberto no Brasil. Além disso, foram encontrados fósseis de outras espécies, como o Abelissauro e o Uberabasuchus terrificus, expostos no Museu dos Dinossauros de Peirópolis, localizado no Geoparque Uberaba.

O geólogo Carlos Schobbenhaus, um dos idealizadores do Projeto Geoparques do Serviço Geológico do Brasil (SGB), destaca a relevância geocientífica do geoparque, ressaltando a presença de fósseis de dinossauros e outras espécies. Ele enfatiza a importância de preservar esses locais de descobertas paleontológicas, que podem revelar novas informações sobre a história da Terra.

O Geoparque Terra dos Gigantes conta com seis geossítios e dois sítios não geológicos, como o Museu dos Dinossauros e o Museu da Cal. O reconhecimento pela Unesco projeta Uberaba e o estado de Minas Gerais como destinos turísticos, promovendo o desenvolvimento econômico e gerando emprego e renda para a região.

Além de Uberaba, outros geoparques brasileiros reconhecidos pela Unesco são Seridó, no Rio Grande do Norte; Geopark Araripe, no Ceará; e os Caminhos dos Cânions do Sul, Quarta Colônia e Caçapava do Sul, todos no Rio Grande do Sul. Essa designação é válida por quatro anos, sendo sujeita a um processo de revalidação para avaliar o funcionamento e a qualidade de cada unidade após esse período.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #uberaba #unesco


Comentários: