Categorias

Nova técnica devolve visão a menina de três anos

Foto: reprodução/arquivo pessoal

Uma inovadora técnica que reverte a cegueira está sendo celebrada no Reino Unido após Khadijah Chaudhry, uma menina de 3 anos diagnosticada com uma rara condição genética que resulta na perda de visão, ter recuperado sua capacidade de enxergar graças a uma cirurgia pioneira.

O procedimento oftalmológico consiste na aplicação de cópias saudáveis de um gene diretamente nos olhos do paciente, embora ainda não esteja licenciado para uso geral.

Os pais de Khadijah, Muhammad Muddassir e Hafiza, testemunharam os primeiros sinais de melhora na visão da filha após a cirurgia e estão comemorando essa grande vitória.

Publicidade

Embora Khadijah tenha nascido com amaurose congênita de Leber-4, uma condição que afeta aproximadamente uma em cada 40 mil crianças e geralmente leva à perda total da visão até os quatro anos, seu diagnóstico só foi confirmado aos 2 anos de idade.

Seu pai, Muhammad Muddassir, observou sinais desde que ela era bebê. “Percebemos que ela movia os olhos de maneira anormal e que sua visão estava gradualmente se deteriorando ao longo do tempo.”

A visão de Khadijah estava limitada apenas a distinguir entre claro e escuro, o que afetava sua confiança e segurança, pois ela precisava ser supervisionada ao brincar e se movimentar.

A família viajou até o Evelina London Children’s Hospital, em Londres, o único centro médico do mundo que realiza essa terapia genética inovadora, onde Khadijah passou por duas operações separadas, cada uma com duração de aproximadamente uma hora.

Embora mais dados ainda precisem ser coletados para entender plenamente a eficácia do procedimento a longo prazo, a equipe médica está animada com o progresso de Khadijah. O cirurgião-chefe, Neruban Kumaran, destacou a melhora na visão da menina como extremamente promissora e todos estão ansiosos para ver seu progresso contínuo com o tratamento.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal


Comentários: