Categorias

Rio Claro abre inscrições para curso de braile

Inscrições serão recebidas até o próximo dia 19

O município de Rio Claro está com inscrições abertas para curso de braile. O curso é aberto para pessoas com deficiência visual, alfabetizadas, que querem aprender braile, que é o sistema de pontos em relevo utilizado por pessoas cegas para ler e escrever.

“O braile é fundamental para nós, deficientes visuais, pois apesar das tecnologias já implementadas ele é insubstituível e deve ser divulgado e disponibilizado a todos”, afirma Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O sistema braile é considerado obra magistral do francês Louis Braille e sua versão mais conhecida data de 1837. O sistema, que abriu as portas do conhecimento e da cultura para as pessoas com deficiência visual, já tem quase 200 anos.

As pessoas interessadas em fazer o curso em Rio Claro devem fazer inscrição pelo whatsApp (19) 98911-8607, até o próximo dia 19. As vagas são limitadas.

Publicidade

Na segunda-feira (8), na Biblioteca do Centro Cultural Roberto Palmari, foi realizado um bate papo sobre a importância do braile. Além de alunos do curso de braile oferecido pela prefeitura, também participaram as professoras Sabrina Pereira e Marly Milanese, e Paulo Meyer.

Sabrina Pereira explicou que “o dia 8 de abril marca a data de nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado, atualmente, por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo”.

Paulo Meyer lembrou que a data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #braile


Comentários: