Categorias

“Cometa do Diabo” poderá ser visto no céu de todo Brasil neste domingo

Foto: Justin Wolff/Unsplas

Prepare-se para o espetáculo celestial! O “Cometa do Diabo”, também conhecido como 12P/Pons-Brooks, estará visível em todo o Brasil neste domingo (21), e você talvez consiga vê-lo sem a necessidade de um telescópio.

Neste dia, o cometa estará mais próximo do sol e atingirá o pico máximo de atividade, tornando-se mais visível. No Nordeste, desde o dia 7 de abril, já foi possível capturar imagens do espetáculo antes do pôr do sol.

Apesar do nome intrigante, não há motivo para temer, pois o cometa é inofensivo. Ele recebeu essa alcunha devido ao intenso brilho e à distorção em sua cauda, que se assemelha a uma ferradura ou chifre.

Publicidade

Visibilidade no horizonte oeste

De acordo com o Observatório Nacional, a intensidade do brilho dos cometas pode ser imprevisível, então não é garantido que será visível a olho nu. Talvez seja necessário utilizar binóculos ou telescópios para observar o fenômeno.

O astrônomo Filipe Monteiro ressalta que o cometa estará visível no horizonte oeste, sendo necessário olhar na direção do pôr do sol. Estará abaixo da constelação de Touro e, a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30.

Desafios na observação

Encontrar um local com o horizonte oeste livre será um desafio, já que o cometa estará baixo no céu, a cerca de 15 graus de altura, o que é consideravelmente baixo. Além disso, será complicado visualizá-lo durante os dias de Lua cheia, como na próxima terça-feira (23), devido ao brilho intenso do satélite, que dificulta a visualização de objetos astronômicos.

Origem do nome

Apesar do nome sugestivo, o cometa não possui relação com forças malignas ou sobrenaturais. O apelido “Cometa do Diabo” surgiu a partir de uma observação feita pelo astrônomo Elek Tamás em 20 de julho de 2023, no Observatório Harsona, na Hungria. Ele notou um brilho significativamente maior no cometa devido a uma explosão e liberação de gás e poeira inesperadas, o que causou uma aparência semelhante a uma “cauda” e ao formato de chifre. Assim, o mistério do nome é desvendado!

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #cometa #brasil


Comentários: