Categorias

Defesa do consumidor ecoa na Câmara de Rio Claro na homenagem a Celso Russomanno

Uma vida dedicada à defesa dos direitos dos consumidores. O jornalista, advogado e deputado federal Celso Russomanno esteve no Plenário da Câmara Municipal para receber o título de Cidadão Rio-Clarense na noite de quinta-feira, 16/5. A solenidade foi presidida pelo vereador Irander Augusto (Republicanos), autor do Decreto Legislativo 696/2024 que estabeleceu a homenagem. O prefeito Gustavo Perissinotto, o secretário municipal de Turismo Guilherme Pizzirani e o advogado Heitor Alves também integraram a Mesa Principal.

A homenagem retrata o olhar sempre atento que Russomanno sempre teve com Rio Claro. Primeiro, por meio dos laços familiares que aqui registram passagem importante na história do comércio local. E, agora, em seus sete mandatos como deputado federal, o apoio constante através dos recursos enviados via emendas parlamentares.

A mais recente, no valor de R$ 600 mil, enviada a pedido do vereador Irander Augusto, possibilitou à Prefeitura de Rio Claro inaugurar na quinta-feira, 16/5, a nova Lavanderia Municipal da Avenida 29, em área anexa à UPA. No local, construído atendendo às normas sanitárias vigentes, serão higienizadas todas as roupas de cama, banho e demais peças do enxoval da rede pública de saúde.

Publicidade

“Sempre humilde, sempre lutando pelos direitos do consumidor”. Disse Irander Augusto ao entregar a honraria a Celso Russomanno. “O seu trabalho ecoa por todos os cantos do nosso país e no exterior também. A sua luta em defesa do que é certo, em defesa do que é justo e correto faz com que as pessoas possam ser respeitadas no dia a dia, principalmente no que diz respeito às relações de compra e venda no comércio”, acrescentou o vereador.

Gustavo Perissinotto destacou a importância regional da cidade. “Toda vez que você olha para Rio Claro, nos ajudando com emendas parlamentares, está olhando também para outros sete municípios que integram a nossa microrregião”, disse o prefeito. “A homenagem, com a entrega do título de Cidadania, consolida suas raízes familiares em nossa cidade”, completou.

O secretário Guilherme Pizzirani retratou a entrega do título como uma justa homenagem. “Só na Saúde, foram mais de R$ 2 milhões enviados ao longo dos anos por meio de emendas”, enfatizou. Heitor Alves completou observando que a atuação do deputado federal em prol dos municípios é fundamental em vários sentidos, mas principalmente na luta pela desigualdade da distribuição de recursos. “Como paulistano, o Russomanno sempre teve olhar pela nossa cidade e hoje se torna Cidadão Rio-Clarense”, declarou ao parabenizá-lo.

O homenageado iniciou sua carreira profissional na década de 80 na Manchete FM. Em 1991, ganhou notoriedade na imprensa, ao integrar a equipe de reportagem do programa Aqui Agora, no SBT no qual se especializou em matérias que defendia os consumidores prejudicados.

Na política, sempre esteve presente em votações polêmicas do Congresso nacional. Votou a favor do processo de impeachment de Dilma Rousseff. No governo Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Biografia

É jornalista, especialista em Defesa do Consumidor e Bacharel em Direito formado pela Faculdade de Direito de Guarulhos.

Especialista em Direito do Consumidor organizou, no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o Sistema Nacional de Política e Defesa do Consumidor.

Foi peça chave, no ano de 2017, para que a Presidência da República aprovasse o projeto que se tornou uma de suas mais importantes bandeiras políticas: o Código de Defesa do Consumidor dos Serviços Públicos, LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Em 2021 presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados e atualmente ocupa a vaga de vice-presidente.

Membro efetivo e atuante teve várias relatorias e projetos de sua autoria transformados em norma jurídica.

Relatou e presidiu a aprovação de Código Latino Americano de Defesa do Consumidor e do Usuário, em Guayaquil, no Equador.

Presidiu o Parlamento do Mercosul em Montevideo, e também a representação brasileira no Parlamento do Mercosul no Congresso Nacional.

Hoje, na condição de vice-presidente.

Atuante desde 1996 conseguiu a aprovação de importantes projetos para os países membros. Nesse período impulsionou e estreitou relações diplomáticas em diversos países e Organizações Internacionais. Formulou coalizões e intermediou negociações e conflitos entre países.

Integra o Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul, e representa o Brasil na Eurolat, Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americano.

Está em seu sétimo mandato de deputado federal. Sempre eleito com votações expressivas, teve no ano de 2014 uma das maiores votações do País, com 1.524.286 votos.

Como deputado federal presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). Membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). Membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO). Membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Membro da Comissão de Ciências e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). Membro da Comissão do Código Brasileiro de Trânsito. Membro da Comissão que elaborou o Novo Código Civil e membro da Comissão Especial da Reforma Tributária.

Entre suas atividades anteriores, podemos destacar funções de extrema responsabilidade exercidas pelo parlamentar.

Trabalhou no Departamento de Trânsito de São Paulo.

Foi comissário de menores e chefe do plantão central do Juizado de Menores de São Paulo.

Foi assistente da Divisão de Transporte do Palácio do Governo, trabalhou no gabinete do Governador do Estado de São Paulo, foi chefe da representação do Gabinete da vice-presidência da República em São Paulo e assessor no Ministério das Minas e Energia.

Com as principais medalhas do país foi condecorado no Exército, Marinha e Aeronáutica.

Como jornalista, apresentou vários programas de TV, entre eles: Circuito Night and  Day;

Programa Night Clip; Aqui e Agora; Cidade Alerta; Pra Valer e Hoje em Dia. Apresentou o programa Jogo do Poder pela CNT e o Celso Russomano pela TV Gazeta.

Atualmente apresenta o quadro Patrulha do Consumidor, no Programa Cidade Alerta, pela Record TV, veiculado em todo o Brasil e mais 180 países.

Iniciou sua carreira no rádio em 1986, tendo trabalhado nas principais emissoras de São Paulo.

Autor de várias obras sobre Direito do Consumidor; escreve para diversos veículos de comunicação.

Como palestrante, ministrou centenas de cursos, seminários, conferências e congressos no País e afora.

Recentemente palestrou e mediou o seminário intitulado Desafios da Proteção ao Consumidor no Comércio Internacional em Montevideo.

Fundou o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, que há 27 anos luta contra os abusos sofridos pelos consumidores em todo território nacional.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal


Comentários: