Categorias

Seis alternativas ao arroz em tempos de alta de preços

Foto: Rens D /Unsplash

Diante do aumento significativo no preço do arroz, com um saco de 5 kg chegando a custar R$ 50, muitas pessoas estão buscando alternativas mais acessíveis. Felizmente, existem diversas opções de substitutos que são igualmente nutritivos e saborosos. Tubérculos, raízes, pães, milho, trigo, aveia e macarrão podem ser excelentes fontes de carboidratos e energia.

A nutricionista Larissa Cerqueira, de Brasília, sugere cinco alternativas simples para substituir o arroz:

1. Purê de Batata-Doce
2. Salada de Batata Inglesa
3. Salada de Feijão com Verduras
4. Cuscuz de Milho
5. Banana-da-Terra Cozida ou Purê de Banana

Publicidade

Aqui estão outras opções de pratos que podem substituir o arroz de maneira saudável e econômica:

1. Arroz de Legumes
– Use brócolis e couve-flor triturados no processador e refogados ou cozidos rapidamente. Essa opção é rica em vitaminas e minerais, com menos carboidratos e aminoácidos.

2. Arroz de Couve-Flor
– Picada finamente, a couve-flor tem poucas calorias e carboidratos. Com uma textura e aparência semelhantes ao arroz cozido, meia xícara (57 gramas) contém apenas 13 calorias, comparado a 100 calorias da mesma porção de arroz branco.

3. Arroz de Brócolis
– Picado finamente, o brócolis oferece uma alternativa nutritiva e com baixo carboidrato. Meia xícara (57 gramas) tem cerca de 15 calorias e 2 gramas de fibras, além de ser rico em vitamina C e antioxidantes.

4. Quinoa
– Semelhante ao arroz em sabor e textura, a quinoa é livre de glúten e contém mais proteínas. Meia xícara (92 gramas) de quinoa fornece 4 gramas de proteína, o dobro da encontrada na mesma porção de arroz branco, além de ser rica em magnésio e cobre.

5. Cevada ou Cevadinha
– Com gosto neutro e modo de preparo simples, a cevada é uma ótima fonte de proteínas, ferro, cálcio, zinco, selênio e vitaminas A e B. Uma porção de 81 gramas de cevada cozida tem cerca de 100 calorias, similar ao arroz, mas com mais proteínas, fibras e nutrientes como niacina, zinco e selênio.

Essas opções não só ajudam a economizar, mas também oferecem uma variedade de nutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #arroz


Comentários: