Categorias

Saiba como a tecnologia tem sido aproveitada para coberturas de seguro

A tecnologia tem ajudado muito os serviços de seguro em inúmeros cenários, desde formas claras até em processos mais densos, mas é sempre bom entender

Como boa parte dos segmentos de atuação, a área de seguros tem passado por significativas transformações devido ao avanço tecnológico.

A integração de novas tecnologias faz com que surjam mudanças significativas na forma como as seguradoras operam, oferecendo aos clientes serviços mais eficientes e personalizados.

Ou mesmo na forma como os segurados garantem seus direitos também através de dispositivos inovadores. Por isso, faz bem entender como a tecnologia tem sido aproveitada para aprimorar as coberturas de seguro.

Publicidade

Desde aplicativos móveis até sistemas de inteligência artificial, as inovações tecnológicas têm impactado diretamente essa relação, só que para a melhor, proporcionando maior comodidade, agilidade e segurança.

Entendendo essas tecnologias e como elas são aplicadas, você poderá fazer escolhas mais conscientes e informadas na hora de contratar uma apólice, garantindo a segurança de seus bens. Conheça então algumas tecnologias que têm sido utilizadas para melhorar as coberturas de seguro.

Aplicativos móveis

Os aplicativos móveis se tornaram ferramentas indispensáveis para toda a sociedade e para as seguradoras não é diferente.

Isso porque eles permitem aos segurados acessar facilmente suas apólices, enviar documentos, relatar sinistros e até mesmo solicitar assistência emergencial, tudo através de seus dispositivos móveis.

Essa praticidade agiliza o processo de atendimento ao cliente e aumenta a satisfação dos segurados. Hoje, para adquirir um seguro residencial, por exemplo, basta acessar o app da seguradora e seguir as instruções para a aquisição.

Te poupando da burocracia – que antes era a única forma – de ter de enviar fisicamente os documentos até determinado local, esperar e etc. Algo que até mesmo desanimava as pessoas em adquirir tais serviços e, assim, abdicar de uma segurança por um detalhe.

Plataformas de seguro online

E os apps só foram possíveis porque as plataformas de seguro estão hoje em ambiente online, o fator que mais alterou a forma como os seguros são contratados, pois oferecem aos clientes a conveniência de comparar diferentes planos de seguro, obter cotações instantâneas e até mesmo adquirir apólices sem nem sair da cama ou sofá de casa.

Além disso, essas plataformas geralmente são integradas com sistemas de inteligência artificial, o que permite uma experiência personalizada e orientada para o cliente.

Machine learning

Caso ainda não esteja familiarizado (o que é normal), o machine learning tem sido muito utilizado pelas seguradoras para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e tendências.

De modo geral, o machine learning é uma subárea da inteligência artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos que permitem aos computadores aprender e melhorar a partir de dados, sem serem explicitamente programados.

O objetivo dele é capacitar os sistemas computacionais a aprender automaticamente e aprimorar seu desempenho ao longo do tempo, sem que precise de uma pessoa ali constantemente.

Algo que é feito por meio do treinamento do modelo com conjuntos de dados rotulados, nos quais o algoritmo pode aprender a reconhecer padrões e realizar tarefas específicas, como classificação, regressão, clustering e muitas outras.

Isso ajuda na precificação de seguros, na detecção de fraudes e na personalização de produtos de acordo com o perfil do cliente. Com o machine learning, as seguradoras podem oferecer apólices mais precisas e adequadas às necessidades individuais de cada segurado de acordo com a riqueza de informações coletadas.

Câmeras de segurança

Algo que pode parecer simples e banal, mas isso pensando nos dias atuais, a instalação de câmeras de segurança em residências e empresas não era algo padrão não faz muito tempo.

A verdade é que foi se tornando comum para reduzir os riscos de sinistros. Essas câmeras, muitas vezes conectadas a sistemas de monitoramento em tempo real, permitem que as seguradoras monitorem e avaliem o risco de forma mais eficaz.

Servindo em tudo: residências, carros, motos, indústrias, etc.

Além disso, em caso de sinistro, as imagens das câmeras enquanto evidência mais clara e objetiva pode servir para acelerar o que seria um processo de indenização mais demorado.

Veja, então, que as tecnologias têm desempenhado um papel fundamental, não apenas para consumo de entretenimento e distrações, mas na evolução do mercado de seguros.

Ter isso em mente é se preparar melhor para a aquisição de serviços que nunca esperamos precisar, mas que, é sempre bom ter.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #tecnologia


Comentários: