Categorias

Sommelier de vacinas e data para a repescagem são debatidos na Câmara

Assunto que se alastra pelo país, a escolha de vacinas nos postos de imunização foi um dos temas centrais da sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira (5). Ao utilizar o termo utilizado por uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Serginho Carnevale (DEM) defendeu medidas para que a pessoa que age como sommelier de vacinas não prejudique o calendário em andamento.

“A situação infelizmente é real. Muitas pessoas deixam de comparecer nos locais de imunização porque querem escolher qual vacina vão tomar”, afirmou o democrata na tribuna. Segundo ele, esta prática vem prejudicando o andamento do calendário em vários municípios, entre eles Rio Claro.

Para o vereador, cabe a Rio Claro seguir a metodologia adotada por São Paulo. Ele explicou, que a capital paulista estipula um dia específico para que a repescagem das vacinas possa ser realizada. “A pessoa que deixa de comparecer no dia definido pelo calendário não pode comparecer em qualquer data para receber o imunizante”, disse o parlamentar. “Com data específica, a pessoa não terá como escolher qual vacina vai tomar. Desta forma, o princípio da igualdade de direitos estará restabelecido”, detalhou Carnevale.

Publicidade

Ainda, no requerimento aprovado pelo Legislativo, Serginho Carnevale avalia como positiva a experiência colocada em prática em São Bernardo do Campo onde pessoas que deliberadamente tentam escolher vacinas sejam remanejadas para o fim da fila assinando termo específico. “Muitos países ao redor do mundo ainda sofrem para disponibilizar imunizantes. Aqui, no Brasil, a meu ver, trata-se de um ato de desrespeito o indivíduo querer escolher o fabricante da vacina. É preciso que os gestores públicos saibam como agir para que o controle da imunização não seja prejudicado”, completou o vereador.

A vereadora Carol Gomes (Cidadania) assina o requerimento junto com o vereador Serginho Carnevale. Ambos são responsáveis pela minuta de lei que será entregue ao prefeito Gustavo Perissinotto.


Comentários: