Categorias

Membros do Conselho da Comunidade Negra tomam posse em Rio Claro

Conselheiros têm mandato de dois anos, sendo permitida uma única reeleição consecutiva.

Os novos conselheiros do Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc) tomaram posse dos cargos na noite de terça-feira (11) em cerimônia no paço municipal. Após reformulação, o órgão elegeu nova composição com dez membros, sendo cinco representantes do poder público e cinco da sociedade civil.

Ao se dirigir aos novos conselheiros, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, solicitou empenho dos profissionais na nova função para ajudar e orientar na elaboração de políticas públicas. “Sejam atuantes precisamos muito do trabalho executado pelo conselho em favor da população negra que ajudou a construir nosso país e nossa história”, disse.

Publicidade

A secretária da Cultura, Daniela Ferraz, destacou a importância do conselho para a construção de políticas públicas cada vez mais afirmativas em prol da população afrodescendente. “Em Rio Claro a sociedade civil envolvida nas questões da comunidade negra trouxe ganhos, mas ainda temos muito que caminhar. Vocês têm papel fundamental na implantação de políticas para nossa população”, afirmou Daniela.

Janice Aparecida Antonio Rezende, nova presidente do Conerc, falou de sua alegria em ocupar a presidência do conselho onde atua há mais de 20 anos como conselheira, acompanhando os avanços e conquistas para a população negra. A diretoria ainda é composta por Maria de Lourdes da Silva (vice-presidente), Janaína Maria Augusto (1ª secretária) e Elizama Ramos dos S. Costa (2ª secretária).

Os vereadores presentes também ressaltaram a importância do conselho. “Um conselho atuante conquista muitas coisas”, assinalou Júlio Lopes, reforçando que “devemos muito à comunidade negra pelo que somos”. “Temos que buscar novos avanços e o trabalho conjunto é importante para isso”, declarou Geraldo Voluntário. Já Adriano La Torre desejou sucesso à nova diretoria e se colocou à disposição do conselho.

Também participaram do evento o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante; Josiane Cristina Martins da Silva, assessora municipal de Direitos Raciais; Djalma Antonio dos Santos, vice-presidente do Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba;  Divanilde Aparecida de Paula, ex-presidente do Conerc; além dos conselheiros titulares e suplentes, e representantes da comunidade negra.


Comentários: