Categorias

A Estação das Estrelas – parte 3 de 4

Continuando minha aventura pelo Pico Paraná conforme comecei na matéria passada. Após uma noite muito fria e tendo que levantar cedo para desmontar acampamento, montei minha mochila, tomei café e fiquei esperando o pessoal que iria subir comigo. Minha preocupação como sempre era o peso, mesmo levando pouco equipamento de fotografia ainda sim é um peso extra considerável. Tendo em vista que o equipamento de montanha, barraca, comida e tudo mais é imprescindível.

O começo da trilha é bem tranquilo, logo passamos pela pedra do grito e seguimos para o morro do Getúlio, um pouco mais de caminhada e chegamos a uma bifurcação, a esquerda o Pico Caratuva e a direita o Pico Paraná. Dai em diante a trilha vira um emaranhado de raízes e partes complicadas onde temos que escalar e passar muitos obstáculos naturais. Ao chegar no A1 (acampamento de montanha 1) a paisagem abre, a mata fechada da espaço as caratuvas (vegetação típica da região), e começamos a caminhar em uma trilha estreita onde tem desfiladeiros de ambos os lados. Até que enfim chegamos na parte crítica da subida, os grampos nos paredões de pedra. Uma escalada complicada, sem corda de segurança, muito exposta e com todo peso da mochila nas costas. Atenção redobrada, adrenalina lá em cima e todo cuidado é pouco. Passando essa parte a única opção é sentar e tomar uma água para acalmar a tensão. Seguimos em direção ao A2 (acampamento de montanha 2) onde passaríamos a noite. A vista lá de cima é incrível a sensação é indescritível, estamos na altura das nuvens, mas não há tempo a perder, logo fomos armar acampamento, buscar água para purificar e fazer o jantar.

Como fotografo sempre penso em estar adiantado nas minhas tarefas básicas, para não perder nenhuma oportunidade de fotografar, e quando estava terminando de jantar vi a faixa densa de estrelas a direita da montanha. Era minha deixa, pela minha experiência sabia que em mais ou menos 1 hora a via láctea estaria na posição perfeita. Me agasalhei com 3 camadas de roupas e fui fazer a foto, consegui enquadrar nosso acampamento em primeiro plano, a silhueta do Pico Paraná ao fundo e uma parte da Via Láctea no céu.

Publicidade

Compartilhe e use o campo dos comentários para dar sua opinião.

Filippo Ferrari


Comentários: