O Museu do Café, em Santos, inaugura no dia 12 de dezembro, às 11h, a exposição temporária Café à Prova, que explora todas as etapas que influenciam a qualidade do café – do cultivo ao preparo final. A mostra, instalada no 1º andar do museu, propõe ao visitante uma imersão sensorial para entender como cada fase transforma a planta na bebida mais consumida do país.
Correalizada pelos Cafés do Brasil, com apoio da BSCA e patrocínio da Cooxupé e da Ocramar, a exposição utiliza recursos visuais e interativos para explicar fatores que determinam o sabor e o aroma do café, como variedade do grão, clima, tipo de solo, manejo da lavoura, colheita, beneficiamento, torra, moagem e empacotamento.
Um dos destaques é a sala da estação de prova, ambiente dedicado à experiência sensorial, onde ocorrerão sessões orientadas de degustação e demonstrações. O objetivo é permitir que o público compare métodos de preparo, variedades e características sensoriais, identificando diferenças por meio de percepções individuais.
A classificação de café – que considera atributos como aroma, acidez, corpo e sabor – também é abordada, com explicações sobre metodologias de avaliação, rotulagem e instituições responsáveis por esse processo.
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.



