sexta-feira, 28 novembro, 2025
InícioCultura e lazerNova diretoria da UESCA quer resgatar o título de Capital da Alegria

Nova diretoria da UESCA quer resgatar o título de Capital da Alegria

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Com formação diversificada, membros apostam em organização e planejamento para fortalecer o carnaval rioclarense

A nova gestão da UESCA, eleita por unanimidade no dia 19 de novembro, vai apostar num modelo diferente de gestão, começando pela diversificação dos membros e uma nova metodologia de trabalho, mais participativa e focada na profissionalização do evento mais importante do calendário cultural nacional. O objetivo é resgatar o título da “Capital da Alegria”, que marcou os mais de 100 anos de história do carnaval rioclarense. “Nossa cidade já foi muito importante, um ponto de encontro de foliões de toda a região. Ao longo dos anos, foi perdendo esse espaço e nosso compromisso é reverter tudo isso, fazer o resgate do nosso carnaval”, diz William Nagib Filho, Presidente da UESCA.

A ampliação do diálogo com as escolas de samba e a participação de vários setores do município, serão a base do trabalho. Segundo a instituição, ao contrário de algumas linhas de pensamento que colocam o carnaval como uma fonte de problemas, a festa mais popular do país, pode ser uma oportunidade de crescimento, principalmente, para o setor de comércio e serviços. Um dos membros da nova diretoria eleita, é Nilson Nicoletti, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro – ACIRC, que vai representar a classe nas decisões promovidas pela UESCA. “O comércio se beneficia, diretamente, do aumento do fluxo de visitantes e movimentações em torno dos eventos carnavalescos na cidade”. Segundo Nilson, a nova administração da UESCA representa um movimento importante para fortalecer a economia criativa e ampliar e consagrar culturalmente o carnaval em Rio Claro.

Além disso, esse novo modelo de trabalho trará benefícios diretos para agremiações e município, gerando empregos e oportunidades através da contratação de profissionais autônomos, circulação de mão de obra em setores ligados à cultura, serviços e turismo. “Criaremos um sistema participativo de decisões através de reuniões com presidentes das escolas de samba, sempre em defesa dos interesses coletivos, isso será muito significativo”, completa William.

O setor privado também será envolvido através da implementação de captação de recursos, e ativação de ações de marketing para clientes ativos e potenciais. “Esse é um modelo conhecido, testado e aprovado, não apenas no carnaval, mas em grandes eventos em todo o país. Vamos voltar ao protagonismo regional”, finaliza o atual presidente.

Para acompanhar a movimentação do carnaval de 2026 na cidade de Rio Claro, acompanhe as publicações no Instagram da UESCA no endereço @uesca_ofc
Contato de Assessoria de Imprensa da UESCA – Erika Secco 19-997796622

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias