“Dezembro Ambiental” é destaque no Lago Azul

Com inúmeras atividades e sorteio de brindes, evento será realiza de 1º a 21 de dezembro.

 De sábado (1) a 21 de dezembro a prefeitura de Rio Claro promove, na Sala Verde do Lago Azul, a primeira edição do projeto “Dezembro Ambiental”. Organizada pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, a série de atividades ambientais gratuitas é voltada principalmente para as crianças, que devem estar acompanhadas de um responsável, mas tem opções para todas as idades. “É uma forma de unir aprendizado e diversão utilizando o Lago Azul para reforçar a importância da consciência ambiental”, explica o secretário municipal do meio ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

No sábado, das 9 às 11 horas, será realizada Ecofaxina no Lago Azul. Com participação de voluntários, a prefeitura fará mutirão para recolhimento de materiais recicláveis. A ideia é estimular os visitantes a utilizarem as lixeiras de recicláveis disponíveis no parque.

Na segunda-feira (3) começam as sessões de cinema. Das 9 às 11 horas, será exibido o filme “Wall-E”. Na terça-feira (4), das 13 às 16 horas, o será exibido o filme “Lorax”. No dia 5 (quarta-feira), das 9 às 11 horas, o filme “Rio”. O grande sucesso “Vida de Inseto” é atração no dia 6 (quinta-feira), das 13 às 16 horas e, no dia 7 (sexta-feira), das 9 às 11 horas, o filme “Os Sem Floresta”.

No dia 8 (sábado) haverá oficina de horta caseira, das 9 às 11 horas. Voltado para os adultos, a atividade terá várias edições durante o Dezembro Ambiental e será realizada mediante inscrição, que deve ser feita pelo telefone 3522-1997, em horário comercial.

No dia 10 (segunda-feira) as crianças participarão de partida de futebol. No dia 11 (terça-feira), das 13 às 16 horas, grande variedade de brincadeiras será realizada para as crianças e responsáveis. No dia 12 (quarta-feira) das 9 às 11 horas, haverá atividades de pintura. No dia 13 (quinta-feira), das 13 às 16 horas, será apresentado teatro de fantoches. No dia 14 (sexta-feira), das 9 às 11 horas, haverá oficina de horta caseira e alimentação saudável com frutas.

No dia 15 (sábado), além de brincadeiras, será realizado, das 13 às 16 horas, sorteio de brindes como bolas de futebol e basquete, brinquedos diversos e diária em pousadas. Os cupons são acumulativos e quanto maior a frequência ao longo dos dias, maior a chance de ser sorteado.

Para o dia 17 (segunda-feira) está programada a atividade “Conhecendo o Lago”, das 9 às 11 horas, com um passeio em todo o Lago Azul. No dia 18 (terça-feira), das 13 às 16 horas, será realizada mais uma edição da oficina de horta caseira e alimentação saudável.

No dia 19 (quarta-feira) as crianças vão participar da “caça ao tesouro”, a partir das 9 horas. No dia 20 (quinta-feira) o divertimento será por conta das brincadeiras diversificadas, a partir das 13 horas. No dia 21 (sexta-feira), além de brincadeiras, será realizado, das 9 às 11 horas, plantio de árvores.

Sala Verde

Inaugurada no final de fevereiro deste ano, a Sala Verde “Luis Antônio Scussolino”, no Lago Azul, está localizada no prédio ao lado da Rua 2-A e tem biblioteca, jogos, materiais didáticos e brinquedos de materiais recicláveis elaborados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O projeto de lei que trouxe a iniciativa a Rio Claro é do vereador Seron. “A Sala Verde tem sido um complemento às atividades realizadas em sala de aula, melhorando o entendimento das crianças quanto às questões ambientais”, analisa o secretário municipal de Educação, Adriano Moreira.

“Esperamos que as crianças curtam e aprendam com o Dezembro Ambiental”, comenta o gerente de conservações da Secretaria do Meio Ambiente, Leonardo Andrade, um dos idealizadores do evento.